Festival de Cinema de Veneza não considera plataforma digital como opção para o evento
Festival acontece em setembro, mas planos para um possível adiamento devido ao coronavírus já estão sendo considerados.
Segundo a Variety, apesar do surto de coronavírus (COVID-19), Alberto Barbera, diretor artístico do Festival de Cinema de Veneza, previsto para ocorrer de 2 a 12 de setembro, afirmou que não considera adiar ou transmitir a cerimônia em uma plataforma digital. Diferente de outros eventos como o SXSW, recentemente cancelado, e o Festival de Cannes, que teve de ser adiado devido à pandemia, a septuagésima sétima edição do Festival de Veneza segue com data confirmada e sendo presencial.
“O Festival de Cinema de Veneza não pode ser substituído por um evento online. Existe obviamente a possibilidade de usarmos a tecnologia para algumas iniciativas, mas ainda é muito cedo para que isso seja decidido”, afirmou Barbera.
A declaração de Barbera foi uma resposta direta às declarações emitidas pelos organizadores do Festival de Cinema de Toronto, Joana Vicente e Cameron Bailey, que manifestaram publicamente a intenção de transmitirem seu evento em uma plataforma digital devido a sua “incerteza sobre a predisposição das pessoas em se reunirem novamente até setembro”. Categórico, o diretor artístico alegou diferenças entre ambos os eventos e reafirmou sua posição.
“Toronto é um tipo diferente de festival, não comparável a Cannes ou Veneza. Nossa equipe trabalha da mesma forma que nos últimos anos. Até o momento não podemos fornecer detalhes sobre o futuro.”
Atualmente, a Itália encontra-se em um rigoroso isolamento social a fim de deter novos contágios da doença. Ao todo, o número de mortes no país por coronavírus já somam mais de 15.000. Entidades italianas acreditam que, assim como a China, as infecções já tenham atingido seu ápice e cessarão mais cedo do que em outras regiões menos atingidas até o momento.
Em 2019, o Festival de Cinema de Veneza premiou Todd Phillips por sua direção em “Coringa”. A edição deste ano está prevista para acontecer de 2 a 12 de setembro, mas planos para um possível adiamento devido ao coronavírus já estão sendo considerados.
Saiba Mais: Coronavírus, Festival de Cinema de Veneza