Academia considera mudanças no Oscar frente ao impacto do coronavírus na indústria
Com muitos lançamentos sendo feitos diretamente no formato digital e um prejuízo previsto de mais de US$ 20 bilhões, a Academia já cogita alterar as regras de participação para o Oscar.
Tempos difíceis requerem medidas drásticas. Frente aos ajustes que a indústria do entretenimento vem fazendo para se adaptar ao período de quarentena imposto pela COVID-19, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos EUA vem considerando implementar mudanças radicais nas regras do Oscar. Ao THR, a organização deu uma declaração antecipando as prováveis novas regras:
“A Academia está focada em auxiliar nossa equipe, nossos membros e a indústria a navegar de forma segura estes tempos de crises globais na saúde e economia. Estamos no processo de reavaliar todos os aspectos desse contexto de incerteza e quais mudanças possam vir a ser necessárias. Estamos comprometidos com a agilidade e precaução enquanto debatemos o que é melhor para o futuro da indústria e faremos novos anúncios nos próximos dias.”
As novas medidas devem contemplar, principalmente, a tendência adotada pela indústria de disponibilizar e antecipar lançamentos no formato VOD (vídeo sob demanda) como alternativa ao lançamento tradicional nas salas de cinema. Com as principais exibidoras de cinema fechando suas portas nos EUA (e o mesmo ocorrendo no Brasil), estúdios como Universal, Paramount e Disney vêm optando pelo streaming e pelo VOD como forma de não perder público para suas produções.
Já os filmes que não serão disponibilizados em VOD estão sendo adiados, pelo menos neste primeiro momento. Filmes com grandes bilheterias projetadas, como “Viúva Negra” e “Velozes e Furiosos 9“, tiveram suas datas alteradas ou adiadas indefinidamente. “Trolls 2“, por sua vez, adotou uma estratégia específica, prevendo lançamento simultâneo nos cinemas e em VOD no dia 8 de outubro. O adiamento das datas de lançamento configuram um dilema para a Academia, que até agora exigia um número mínimo de salas de cinema exibindo os filmes que se propõem a concorrer ao Oscar.
No caso da Paramount, o longa “The Lovebirds“, nova comédia romântica protagonizada por Kumail Nanjiani e Issa Rae, foi adquirido pela Netflix e terá seu lançamento feito exclusivamente via streaming. O filme tinha lançamento previsto para o festival SXSW, que foi cancelado, e acabou adiado indefinidamente nos cinemas. Com isso, as plataformas de streaming podem vir a configurar uma alternativa para que os filmes não percam suas datas para o Oscar.
Ao todo, espera-se que Hollywood enfrente um prejuízo de mais de US$ 20 bilhões com a crise do coronavírus. A Academia é uma das principais lideranças da indústria do cinema, e seu posicionamento deve indicar uma tendência a ser adotada pelas demais entidades. Veja aqui todas as produções paralisadas e lançamentos adiados até o momento.
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