Cinema com Rapadura

Notícias   segunda-feira, 16 de março de 2020

Hollywood tem pior baixa de bilheteria em mais de 20 anos; indústria pode perder US$ 20 bilhões com impacto do coronavírus

Se a situação atual se agravar, o prejuízo dos estúdios se tornará inimaginável.

Hollywood tem pior baixa de bilheteria em mais de 20 anos; indústria pode perder US$ 20 bilhões com impacto do coronavírus>

As preocupações com o agravamento da pandemia do COVID-19 têm resultado em novas medidas preventivas quase que diariamente. De acordo com o Collider, os cinemas de Los Angeles fecharam as portas no último domingo (15). A mesma ação entrará em vigor na próxima terça-feira (17) em Nova York. Outras grandes cidade dos EUA devem seguir o exemplo. Espera-se que as salas que permanecerem abertas limitem a capacidade do público.

A bilheteria norte-americana já sente o impacto das decisões. Segundo o BoxOfficeMojo, a arrecadação combinada dos dez filmes mais assistidos no último fim de semana foi de US$ 50,35 milhões, a menor desde 1995. O valor corresponde a uma queda de 60% comparada a renda obtida no fim de semana passado. Dois Irmãos – Uma Jornada Fantástica”, permaneceu no topo, apesar da queda drástica de 73% em relação a sua estreia. Contando com US$ 60 milhões de renda doméstica, mais US$ 41 milhões de rendimento internacional, a animação da Pixar possui um total global de US$ 101 milhões até o momento, e não deve conseguir muito mais além disso. 

Mesmo em meio ao cenário desafiador, a ação norte-americana “Bloodshot” estreou nos cinemas. O filme estrelado por Vin Diesel conseguiu pouco mais de US$ 10 milhões em seu país de origem, ficando na terceira posição. Internacionalmente, o longa chegou a 50 mercados estrangeiros, alcançando o 1º lugar em mais da metade deles. Foram US$ 15 milhões arrecadados no exterior, totalizando um acúmulo – abaixo do esperado – de US$ 25 milhões para os cofres da Sony.

De acordo com o THR, em decorrência de adiamentos de lançamentos, Hollywood já sofreu um prejuízo de pelo menos US$ 7 bilhões. Considerando que as compras de anúncios são feitas com antecedência, produções que publicaram propagandas no Super Bowl, por exemplo, – como é o caso de “Mulan” – eliminaram juntas US$ 15 milhões nessa única ação de marketing. Faz-se importante mencionar ainda o fato de que interromper o cronograma de grandes produções também não sai barato. Fontes afirmam que a paralisação das filmagens de “Shang-Chi” e “A Pequena Sereia” representa para a Disney uma perda entre US$ 300 a 350 mil por dia – veja aqui quais produções foram adiadas ou paralisadas em função do coronavírus.

No cenário mais otimista, onde a situação mantém seu estágio atual até maio, o dano comercial da indústria será de aproximadamente US$ 20 bilhões no geral. Se estendendo mais que isso, a perda dos estúdios se torna inimaginável.

Saiba Mais:

Flávila Santos
@rapadura

Compartilhe

Saiba mais sobre


Notícias Relacionadas