Cinema com Rapadura

Notícias   terça-feira, 17 de março de 2020

Associação das Redes de Cinema dos EUA se pronuncia sobre adiamentos de grandes estreias, garante que o cinema sobreviverá à crise

A Associação se diz confiante, e afirma que, quando a crise pandêmica passar, o público retornará os cinemas.

Associação das Redes de Cinema dos EUA se pronuncia sobre adiamentos de grandes estreias, garante que o cinema sobreviverá à crise>

Devido a pandemia de COVID-19 e o consequente fechamento de cinemas, a Universal havia divulgado que disponibilizaria alguns de seus filmes através de vídeo sob demanda (VOD) nos EUA, e que o longa “Trolls 2” será distribuído tanto nos cinemas, quanto em VOD. O anúncio gerou desconfiança por parte da mídia, que especulou que a medida tomada pela Universal seria adotada por outros estúdios para os lançamentos de longas futuros. Porém, a Associação das Redes de Cinema dos Estados Unidos (NATO), divulgou uma nota esclarecendo o assunto, e garantindo que não será o caso (via Deadline), veja abaixo:

“Com o surto pandêmico de coronavírus, o mundo está passando por um momento difícil. À medida que o vírus avança em diferentes regiões, em diferentes momentos e em diferentes graus de severidade, as pessoas e as autoridades de saúde pública estão discutindo as decisões sobre quando fechar negócios voltados para o público e quando restringir a atividade pessoal. Assim como outras empresas que atendem a grandes grupos de pessoas, os cinemas enfrentam restrições e fechamentos voluntários e obrigatórios. A maioria dos cinemas já fechou. Esse setor continuará cumprindo suas responsabilidades perante o público e cumprirá os mandatos de saúde pública e se adaptará às condições locais.

Nossos parceiros na distribuição de filmes adiaram novos lançamentos importantes em resposta à situação do coronavírus nos mercados ao redor do mundo. Outros títulos fora do lançamento próximo não mudaram suas datas de estreia.

Embora tenha havido especulação na mídia de que o fechamento temporário de cinemas levará a lançamentos acelerados ou exclusivos de títulos para vídeo sob demanda (VOD), essa especulação ignora a lógica financeira subjacente do investimento de estúdio em filmes. Para evitar perdas catastróficas para os estúdios, esses títulos devem ter a versão de cinema mais completa possível em todo o mundo. Embora um ou dois lançamentos possam renunciar ao lançamento nos cinemas, é nosso entendimento de discussões com distribuidores que a grande maioria dos lançamentos diferidos será reagendada para lançamento nos cinemas quando a vida voltar ao normal.

Quando esses títulos são remarcados, eles oferecem uma oferta ainda mais completa do que o normal, pois são inseridos em uma programação de lançamentos já robusta no final do ano.

Ninguém pode prever com precisão quando a vida pública voltará ao normal, mas ela retornará. A natureza social dos seres humanos – o que nos expõe ao contágio, e que dificulta a mudança de comportamento em resposta a ameaças de pandemia – também é o que nos dá confiança no futuro. As pessoas vão voltar aos cinemas porque é assim que as pessoas são. Quando eles retornam, eles redescobrem uma experiência de entretenimento imersiva de ponta que eles foram lembrados com força de que não podem replicar em casa. Na incerta e difícil economia à frente, os cinemas desempenharão o papel que sempre têm nos tempos de boom e nas recessões – o entretenimento mais popular e acessível disponível fora de casa.

Embora os cinemas sofram algum dano financeiro no curto prazo, e muitos de seus 150.000 funcionários enfrentem dificuldades pessoais, quando a crise passar e as pessoas voltarem à sua natureza social, os cinemas estarão lá para eles, como sempre foi, com uma lista completa de filmes no futuro”.

É estimado que ocorra simultâneos prejuízos para os estúdios e para os filmes que estão em cartaz e outros que mudaram suas datas de estreia. Para a indústria cinematográfica no geral, o prejuízo estimado é de US$ 20 bilhões.

Conheça todos os filmes que foram adiados e as produções paralisadas até o momento aqui.

Saiba Mais:

Matheus Costa
@oiatheus

Compartilhe

Saiba mais sobre


Notícias Relacionadas