Cinema com Rapadura

Notícias   segunda-feira, 20 de maio de 2019

Sony anuncia criação de estúdio para adaptar jogos do Playstation para o cinema

PlayStation conta com mais de 100 jogos no catálogo, e estúdio se mostra confiante com a abordagem para a criação deste universo.

Sony anuncia criação de estúdio para adaptar jogos do Playstation para o cinema>

Em reportagem publicada pelo The Hollywood Reporter, foi anunciado que a Sony Interactive vai desenvolver suas próprias adaptações de seus jogos para filmes de cinema e TV, através de um estúdio próprio da empresa chamado PlayStation Productions. O estúdio, que já possui um catálogo de mais de 100 jogos, vai ser liderado por Asad Qizilbash e supervisionado pelo presidente da Sony Interactive Entertainment Worldwide Studios, Shawn Layden.

“Temos 25 anos de experiência em desenvolvimento de jogos e isso criou 25 anos de grandes jogos, franquias e histórias. Sentimos que agora é um bom momento para analisar outras oportunidades de mídia em streaming, filme ou televisão para dar vida ao nosso mundo em outro espectro”, declara Layden.

Segundo Qizilbash, a decisão de ter um estúdio próprio ao invés de licenciar os direitos do amplo catálogo de jogos, vem do sentimento de que essa seria a melhor abordagem, porque os envolvidos no projeto estão mais familiarizados com os jogos e também porque sabem o que a comunidade PlayStation adora.

“Você pode ver nas adaptações de vídeo games mais antigas que o roteirista ou diretor não entendia o mundo ou o jogo. O verdadeiro desafio é, como você leva 80 horas de jogo e faz um filme? A resposta é, você não leva. O que você faz é pegar o que você escreve de lá especificamente para o público do filme. Você não tente recontar o jogo em um filme”, reforça Layden.

Ele acrescenta que Hollywood mudou nos últimos anos, fazendo deste o momento oportuno para o lançamento do novo estúdio. O que foi difícil de vender há 20 anos para diretores e produtores agora se tornou muito mais fácil, graças em grande parte aos próprios cineastas serem gamers.

Títulos da PlayStation como “Tomb Raider”, “Crash Bandicoot”, “Spyro the Dragon”, “Metal Gear Solid”, “Uncharted”, “God of War”, “The Last of Us”, “Ratchet & Clank” e muitos outros arrecadaram bilhões em todo o mundo e venderam milhões de cópias. Layden e Qizilbash veem a diversidade da biblioteca da PlayStation Productions como um dos seus principais pontos de venda.

“Queremos criar uma oportunidade para os fãs dos nossos jogos terem mais pontos de contato com nossas franquias. Quando os fãs vencem um jogo de 40 a 50 horas e têm que esperar três ou quatro anos por uma sequência, nós queremos dar a eles lugares onde possam ir e ainda ter mais dessa experiência e ver os personagens que eles amam evoluírem de maneiras diferentes”, explica Layden.

A distribuição dos filmes será feito pela Sony Pictures, mas a produção dos projetos será realizada pela PlayStation Productions que terá tempo para realizar projetos de cinema e televisão que correspondam à qualidade do seu material de origem. Quanto ao foco no cinema ou na televisão, Qizilbash diz que depende do título e que a história determinará o formato que melhor honre o espírito da propriedade.

“Ele tem que se levantar como um grande filme ou programa de TV. Esse é realmente o único padrão que nós o mediríamos”, comenta Layden defendendo que a qualidade do produto é o maios importante.

Juntamente com Layden, Qizilbash também alega que o controle para gerenciar e controlar o processo de obter o diretor certo, os atores certos, o roteirista certo das produções também foi fundamental e definitivo para a criação da nova entidade.

“Não precisamos nos apressar para entrar no mercado. Não temos uma lista de um número X de títulos que deve ser feito neste ano. Nada disso! A empresa tem sido muito complacente com a nossa ambição em torno disso, para crescer de uma forma ponderada e ponderada. Este é um projeto de paixão para mim. Ser a primeira entidade de jogos a fazer algo duradouro e significativo em um meio completamente diferente é algo que gostaria de ver aqui na PlayStation Productions.”, reforça Layden

Para isso Qizilbash e Layden passaram os últimos dois anos buscando se aprimorar e entender o atual momento da indústria cinematográfica, e tiveram reuniões com escritores, diretores e produtores, entre eles Lorenzo di Bonaventura (da franquia o“Transformes”) e Kevin Feige (presidente da Marvel Studios).

“Nós olhamos o que a Marvel tem feito ao levar o mundo dos quadrinhos e torná-lo a maior coisa no mundo do cinema. Seria um grande objetivo dizer que estamos seguindo seus passos, mas certamente estamos nos inspirando nisso”, finaliza Layden.

Saiba Mais: ,

Raphael Teodoro
@phael_ph

Compartilhe


Notícias Relacionadas