Cinema com Rapadura

Notícias   quinta-feira, 16 de maio de 2019

James Gunn fala pela primeira vez sobre sua demissão e recontratação pela Disney

O cineasta também falou sobre o aprendizado após toda a situação, o apoio que recebeu, e o que esperar de "Guardiões da Galáxia Vol. 3" e "Esquadrão Suicida".

James Gunn fala pela primeira vez sobre sua demissão e recontratação pela Disney>

Em julho de 2018, James Gunn foi demitido da direção de “Guardiões da Galáxia Vol. 3”, após alguns tweets antigos terem ressurgido contendo piadas inapropriadas com temas como pedofilia e estupro. Ainda em 2018, foi anunciado que o cineasta assumiria o cargo de roteirista de “Esquadrão Suicida 2”.

No início deste ano, a Disney voltou atrás na decisão e resolveu recontratar Gunn para dirigir o filme dos Guardiões. Em entrevista ao Deadline, o diretor falou sobre o seu desligamento da Marvel e sua posterior recontratação, além de comentar sobre o aprendizado que esse momento trouxe para sua vida.

James Gunn conta que quando Alan Horn, presidente do Walt Disney Studios, o convidou para voltar à direção de “Guardiões da Galáxia Vol.3”, ele já estava envolvido com a DC para escrever o próximo filme do Esquadrão Suicida e que ficou bastante nevoso por ter que dar essa notícia para Kevin Feige, presidente do Marvel Studios. Ele disse ainda que o dia da demissão foi o mais intenso da sua vida, pois aconteceu de repente e sentiu que sua carreira tinha chegado ao fim:

“Sim. Eu estava escrevendo ‘Esquadrão Suicida’ e pensei em Guardiões 3 como sendo algo já muito distante.  Eu acho que foi uma possibilidade por um tempo, mas as conversas iniciais com Alan não foram: ‘Vamos descobrir se eu deveria voltar’. Foi: ‘Vamos falar sobre isso’. Foi como o rompimento do meu casamento. Eu me divorciei e, em seguida, tive essas conversas com minha ex-esposa: ‘Vamos nos dar tão bem quanto pudermos e sermos gentis um com o outro, porque somos uma grande parte da vida um do outro’.

Mas eu odiaria olhar para trás nos seis anos que minha esposa e eu estávamos juntos e pensar, ‘Oh, que perda de tempo’. Em vez disso, acho que foi uma época em que realmente cresci muito e éramos muito bons um para o outro. Houve alguns problemas, e nós simplesmente não deveríamos ter casado, mas valeu a pena viver seis anos com minha ex.

Eu queria me sentir assim sobre a Disney. Eu não queria olhar para trás e me sentir amargurado, triste ou com raiva. É claro que há todo tipo de emoção, mas eu só queria me sentir confortável dizendo adeus e me separar, e era onde o meu pensamento estava naquele momento, mesmo no início das reuniões que eu tive depois de tudo ter acontecido”.

Sobre a polêmica envolvendo os tweets e a demissão, o diretor se pronunciou afirmando que a única pessoa que deveria ser responsabilizada era ele:

“Eu me sinto mal por isso e assumo toda a responsabilidade. A Disney estava totalmente certa em me demitir. Isto não foi uma questão de liberdade de expressão. Eu disse algo que eles não gostaram e eles tinham o direito de me demitir. Não havia argumento contra isso”.

Ele complementou falando que se sentia triste sobre como ele havia falado publicamente, pela forma como ele se expressou através de um humor sem empatia e sobre a maneira como ele atingiu as pessoas fazendo com que elas se sentissem mal. Mas que recebeu muitas mensagens de apoio que o ajudaram a passar por esse momento:

“E depois vieram aquelas demonstrações de amor. Da minha namorada Jen, do produtor, meus agentes. Chris Pratt me ligou perdendo o controle. Zoe Saldana e Karen Gillan, me ligando e chorando. Sylvester Stallone me ligou no facetime. E claro, Dave Bautista, que me apoiou com muita força. O amor que eu senti de meus amigos e família, as pessoas na comunidade, foi incrível”.

Questionado se ele sentia que jamais seria contratado novamente, ele disse:

“Tecnicamente meus medos foram dissipados imediatamente. Jason Blum estava fazendo um painel [San Diego Comic-Con] quando o anúncio da minha demissão aconteceu e ele disse: ‘Eu contrataria James Gunn agora’. Os estúdios, em sua maior parte, disseram: ‘Adoraríamos ter você’. Eles me ligaram nos dois primeiros dias. Mas eu não acreditei.

Eu sou uma pessoa razoavelmente orientada pela lógica e isso ajudou, mas emocionalmente, não havia muito como aguentar. Isso foi bom para mim também, porque o que eu precisava fazer era parar de fazer a minha carreira ser o que me fazia valer a pena e começar a me fazer ficar bem comigo mesmo”.

A sequência de “Esquadrão Suicida” ainda não tem título e detalhes sobre a trama não foram divulgados, mas o filme roteirizado por Gunn deve seguir um caminho diferente daquele apresentado no filme de 2016, além de manter alguns personagens. Sobre o projeto ele afirma que “apenas instantaneamente começou a fluir. Eu não acho que me diverti tanto escrevendo um roteiro desde talvez ‘Madrugada dos Mortos’. É como esse filme todo me pareceu”.

Sobre “Guardiões da Galáxia Vol. 3” ele comentou qual personagem ou trama ele está mais animado para ver em tela:

“Quando você me perguntou o que era mais triste para mim quando pensei que tinha ido embora – e qualquer um na Marvel pode dizer a você – é esse relacionamento muito estranho ligado ao Rocket. Rocket sou eu, ele é mesmo, mesmo que pareça narcisista. Groot é como meu cachorro. Eu amo Groot de uma maneira completamente diferente. Eu me identifico com o Rocket e sinto compaixão por ele, mas também sinto que a história dele não foi concluída. Ele tem um arco que começou no primeiro filme, continuou no segundo e passa por ‘Vingadores: Guerra Infinita’ e ‘Vingadores: Ultimato’, e então eu estava preparado para realmente terminar esse arco no terceiro filme dos Guardiões. Isso foi uma grande perda para mim – não ser capaz de terminar essa história – embora eu estivesse confortado pelo fato de que eles ainda estavam planejando usar o meu roteiro”.

As filmagens de “Guardiões da Galáxia Vol. 3” devem começar em 2020. O longa permanece sem previsão oficial de início de produção, assim como não tem uma data de lançamento definida. Já o novo “Esquadrão Suicida” entra em produção neste outono nos EUA. O filme tem data de estreia programada para 6 agosto de 2021.

Saiba Mais: , ,

Wladya Vasconcelos
@WladyaV

Compartilhe


Notícias Relacionadas