Cinema com Rapadura

Notícias   quinta-feira, 02 de maio de 2019

Vingadores: Ultimato | Diretor explica maior dúvida sobre o filme

Além da dúvida envolvendo o desfecho da Viúva Negra, ele também falou sobre a missão de Steve Rogers.

Vingadores: Ultimato | Diretor explica maior dúvida sobre o filme>

Aviso de spoilers de “Vingadores: Ultimato”!

Joe Russo, diretor de “Vingadores: Ultimato”, concedeu uma entrevista a um site chinês em que respondeu algumas perguntas sobre o longa. Entre as principais dúvidas, ele comentou sobre a missão de Steve Rogers (Chris Evans) e as possibilidades envolvendo sua volta no tempo para devolver as Joias, a morte de Tony Stark (Robert Downey Jr.) e se é ou não possível desfazer o sacrifício da Viúva Negra (Scarlett Johansson).

Por que o Homem de Ferro era o único que podia realizar o estalar de dedos no final? Não poderia ser alguém como o Thor, o Senhor das Estrelas ou a Capitã Marvel?

“Thor neste filme não tinha como, apenas Hulk era forte o suficiente para fazer o estalar de dedos sem morrer. Nós ainda não temos certeza se a Capitã Marvel também poderia suportar todo o poder das Joias do Infinito de uma só vez. A razão pela qual nós decidimos deixar o Homem de Ferro fazer isso no final, foi porque ele era o mais próximo de Thanos. Em todos os futuros acessados pelo Doutor Estranho, Homem de Ferro era o único que podia se aproximar de Thanos e fazer o estalar de dedos. As pessoas geralmente acham que a morte de um herói é uma tragédia horrível. Mas achamos que isso é diferente. Quando sua morte foi capaz de trazer de volta a esperança para salvar metade do universo, então sua morte foi poderosa e significativa. Não devemos ficar tristes ou chateados com isso”.

Peggy Carter possivelmente já era casada e tinha cerca de 40 anos na década de 70. Nesse caso, para qual ano o Capitão América voltou para dançar com ela?

“Não podemos responder isso por enquanto, esta é uma história que aconteceu em uma realidade alternativa. Talvez isso seja revelado no futuro”.

A ação do Capitão América no final afetou a linha do tempo? Isso significa que houve um tempo em que dois Capitães existiram em um mesmo universo?

“Para mim, a ação do Capitão América no final não foi o fato de ele querer mudar alguma coisa, é mais como se ele tivesse feito uma escolha. Ele escolheu voltar ao passado para viver com aquela mulher que ele amava e isso seria pelo resto da vida. A viagem no tempo nesse filme criou uma realidade alternativa. Ele viveu uma vida completamente diferente naquele mundo. Nós não sabemos exatamente como sua vida acabou, mas eu gostaria de acreditar que ele ainda ajudou muitas pessoas quando foi necessário naquele mundo. Sim, havia dois Capitães América nessa realidade, é como o Hulk disse, o que aconteceu no passado já aconteceu. Se você voltar ao passado, você simplesmente criou uma nova realidade. Os personagens deste filme criaram uma nova linha do tempo quando voltaram ao passado, mas não tiveram efeito no universo principal. O que aconteceu nos últimos 22 filmes ainda é canônico”.

Tanto em “Guerra Infinita” quanto em “Ultimato”, os heróis tentaram tirar a Manopla de Thanos, então por que o Doutor Estranho não cortou a mão de Thanos com sua habilidade?

“A pele de Thanos é quase impenetrável, não sabemos se o Doutor Estranho tinha a capacidade de fazer isso. Se ele não conseguisse cortá-la a tempo, Thanos ainda seria capaz de fazer o estalar de dedos. Doutor Estranho percebeu esse problema durante suas milhões de visões do futuro”.

Por que vocês fizeram o Thor gordo? Chris também ficou gordo para o papel ou foi tudo por meio de CGI?

“Principalmente CGI. Thor sofreu mais perdas do que qualquer outro herói, ele tem vivido constantemente com a dor e o arrependimento”.

A versão idosa de Steve Rogers vivido por Chris Evans foi feita com maquiagem ou foi com CGI na pós-produção também?

“95% CG e 5% maquiagem. Mas a voz é 100% de Chris Evans, nenhuma modificação para isso”.

É possível fazer com que a alma sacrificada volte quando a Joia da Alma é devolvida?

“Não, o processo é irreversível. Mesmo que você tenha devolvido a Joia ao local original, você não consegue recuperar a pessoa. Na verdade, não é realmente devolver a Joia, é mais colocá-la de volta corretamente. A alma foi selada para sempre naquele lugar, portanto, a Viúva Negra se foi para sempre”.

Como o Capitão América iria reagir ao encontrar o Caveira Vermelha quando fosse devolver a Joia?

“O Caveira Vermelha provavelmente colocaria a Joia da Alma de volta à sua localização e esperaria que a próxima pessoa viesse e fizesse o sacrifício. Capitão e Caveira Vermelha provavelmente não iriam lutar. Isso porque sua missão é de devolver a Joia ao seu lugar original. O Caveira Vermelha também não é mais o mesmo de ‘O Primeiro Vingador’. Ele é mais parecido com um fantasma, você quase poderia dizer que ele é como uma entidade completamente diferente agora. Ele só existe para guardar a Joia, seu passado consciente pode ou não existir mais”.

Em “Guerra Infinita”, Thanos usou a Joia do Tempo para reverter o tempo para que ele pudesse ficar cara a cara com o Visão, e isso não causou qualquer paradoxo no tempo. Por que ninguém usou a Joia do Tempo para salvar a vida do Homem de Ferro em “Ultimato”?

“Porque mesmo se você salvar o Homem de Ferro, isso ainda não mudará o fato de que Thanos acabará vencendo a guerra. Entre as 14 milhões de possibilidades que o Doutor Estranho viu, o sacrifício do Homem de Ferro era uma obrigação para o cenário de uma vitória”.

Como Thanos trouxe seu exército para o futuro?

“Há um cara chamado Fauce de Ébano, ele é um grande mago. O próprio Thanos também era um gênio brilhante. Esses dois facilmente reverteram a engenharia e a massa produzida pelas partículas Pym”.

E aquelas pessoas que foram dizimadas? O que esses cinco anos significaram para elas? Por que elas não envelheceram?

“Sim, aquelas pessoas que tiveram a sorte de sobreviver ao estalar de dedos são agora cinco anos mais velhas do que as pessoas que acabaram de voltar. A razão pela qual o Homem-Aranha viu seu amigo novamente no ensino médio no final foi simplesmente porque seus amigos foram dizimados também, assim como o Homem-Aranha. Claro, haverá pessoas em sua classe que não morreram e que provavelmente tinham consciência do que aconteceu nesses cinco anos. Eles não sabiam o que havia acontecido. É como se eles tivessem acabado de acordar de um longo sono. O único que estava ciente de quantos anos se passaram foi Doutor Estranho, porque ele já viu isso quando estava meditando a respeito em Titã. A reunião de Peter com Ned foi um momento emocionante. Há também pessoas que de fato se mudaram, mas de repente se uniram com as perdas. Sim, é mundo complicado agora”.

O que aconteceria se o rato não tivesse pressionado o botão de ligar da máquina quântica? Isso iria impedir que “Ultimato” acontecesse? Isso não é um pouco coincidência demais?

“Sim, O RATO SALVOU O UNIVERSO. Entre as muitas realidades nesses 14 milhões de futuros possíveis que o Doutor Estranho prevê, o rato não pressionou o botão e assim os heróis falharam em todos aqueles futuros”.

O enredo de “Ultimato” é um universo paralelo ou um loop fechado no tempo?

“Não, não é um loop de tempo. Tanto a Anciã quanto Hulk estavam certos. Você não pode mudar o futuro simplesmente voltando ao passado. Mas é possível criar um futuro alternativo diferente. Não é efeito borboleta. Todas as decisões que você tomou no passado podem criar uma nova linha do tempo. Por exemplo, o Capitão América idoso no final do filme, ele viveu sua vida de casado em um universo diferente do principal. Ele teve que fazer outro salto de volta ao universo principal para dar o escudo a Sam Wilson”.

Houve um som de metal quando o filme termina. Isso era um easter egg? Ou apenas uma homenagem ao Homem de Ferro? Ou talvez uma implicação de que o Homem de Ferro retornará?

“Foi apenas a nossa maneira de dizer adeus a ele”.

Por que não havia o corpo do Homem de Ferro em seu funeral, tinha apenas o reator? E há alguma mensagem secreta para trazer de volta aquele garoto de Homem de Ferro 3?

“Nós apenas sentimos que ele deveria participar do funeral do Homem de Ferro. Quanto a se ele aparecerá novamente no futuro, quem sabe?”.

Por que a Viúva Negra não teve um funeral?

“Você esqueceu quando os heróis estavam de luto por ela quando voltaram do passado? Talvez o funeral dela tenha acontecido fora da tela. Talvez isso seja mostrado futuramente, porque ainda há toneladas de histórias do MCU que estão esperando para serem contadas”.

Já viu “Vingadores: Ultimato”? Assista aos vídeos sobre o filme no canal do Rapadura.

Wladya Vasconcelos
@WladyaV

Compartilhe

Saiba mais sobre


Notícias Relacionadas