Cinema com Rapadura

Notícias   terça-feira, 16 de abril de 2019

Cinema Com Rapadura realiza sessão especial de Capitã Marvel com crianças de instituição de Fortaleza

Crianças do Instituto Dr. Rocha Lima tiveram sua primeira experiência com o cinema.

No dia 3 de abril, o Cinema com Rapadura realizou no UCI Cinemas do shopping Iguatemi em Fortaleza, uma sessão especial de “Capitã Marvel”, com cerca de 100 crianças do Instituto Dr. Rocha Lima, uma ação muito satisfatória, pois promover este tipo de experiência era um sonho do Rapadura desde sua criação.

O Cinema com Rapadura foi criado em 2004 e sempre foi um sonho fazer sessões de cinema com crianças em situação de vulnerabilidade social. Com a estreia de “Pantera Negra”, a equipe do Rapadura planejou uma sessão especial. Usaram as redes sociais para espalhar a ideia antes mesmo da estreia do filme, tentaram fechar a parceiras para o projeto, mas não foi possível. Após isso, a mesma ação foi realizada em vários lugares do país, o que pra equipe foi visto como algo bom, pois foi a confirmação de que o projeto era viável.

Com a estreia de “Capitã Marvel”, a rapaduriana Katiucha Barcelos teve a ideia de trazer meninas para assistir ao filme, já que é o primeiro filme do Marvel Studios com uma protagonista feminina, e que além disso, é empoderada e forte. A equipe entrou em contato com a Disney, com quem já tinham feito ações anteriormente, e também com a UCI Cinemas, parceira do Rapadura há 12 anos, e conseguiram fechar parceria. Através de uma indicação, chegaram até o Instituto Dr. Rocha Lima, que cuida não só de crianças, mas de mulheres e mães. Inicialmente a ideia era levar crianças ao cinema, mas a escolha da instituição e do filme se complementaram. Jurandir Filho, fundador do Cinema com Rapadura, afirma que essa vontade surgiu pois, durante sua infância, muitos de seus amigos não tinham condições de ir ao cinema:

“Eu lembro que quando eu era criança, tinha muitos amigos que não tinham condições de ir ao cinema porque era caro, longe ou não tinham quem os levasse”.

Quem ama cinema sabe que é uma experiência marcante e algumas pessoas que participaram da ação estavam indo pela primeira vez. Para Jurandir, o cinema é um lugar onde se pode aprender muito sobre muitas coisas de uma maneira bastante especial:

“Pra mim cinema sempre foi escola, eu aprendi muito com cinema. Steven Spielberg me apresentou histórias que eu nunca vou esquecer. E eu acho que o cinema pode fazer isso com essas crianças. Tanto as meninas quanto os meninos vão sair diferentes do cinema depois de ter visto ‘Capitã Marvel’. Uma heroína superpoderosa, empoderada e independente. Nós, homens, sempre tivemos a oportunidade de consumir conteúdos em que a gente se viu muitas vezes nos personagens. As meninas também se viram de alguma forma no Batman, no Superman, como herói, como uma oportunidade de almejar algo no futuro. Agora, com essa heroína, elas têm a chance de realmente se ver e é muito legal isso. Então esse evento é um primeiro passo, uma amostra do que podemos fazer no futuro”.

O Instituto Dr. Rocha Lima de Proteção e Assistência a Infância, localizado próximo ao North Shopping, foi criado em 1913, e há mais de 100 anos trabalha com crianças, adolescentes, mulheres e mães em situação de vulnerabilidade social. A instituição, que recebe crianças de 6 a 11 anos e adolescentes de 12 a 15 anos, conta hoje com 11 funcionários fixos e 3 prestadores de serviços, atendendo as comunidades das regiões próximas como Presidente Kennedy, Monte Castelo e Carlito Pamplona.

O trabalho é de contra turno, ou seja, no período da manhã, as crianças estão na escola e a partir das 11h30, chegam no instituto, fazem sua higiene e almoçam. Durante a tarde elas têm reforço escolar, aulas de capoeira, dança e música. Todos os dias tem um período voltado pra educação social abordando temas relacionados aos direitos garantidos pelo ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente e discutem valores e ética. Além de participarem de passeios culturais em Fortaleza promovidos pelo Instituto.

Há também um grupo chamado Francisca Clotilde, formado por cerca de 25 mulheres da comunidade que se reúnem semanalmente. São realizadas oficinas de economia que abordam a autonomia financeira, para ajudar essas mulheres a conseguirem sua própria renda e assim estarem menos sujeitas a situações de abuso e violência por dependerem financeiramente de seus companheiros. Há também palestras que abordam temas voltados à feminilidade, como direitos reprodutivos e a lei Maria da Penha.

As crianças estavam animadas com a experiência e a reação delas foi unânime. Todas empolgadas com o tamanho da tela, com os óculos 3D, com a pipoca e o refrigerante, mas principalmente com Carol Danvers. Todos comentaram sobre sua força e coragem. Uma das meninas fez um discurso empoderado após a sessão:

“Muitos homens tem preconceito com as mulheres. Aí eles dizem que as mulheres não podem ser empresárias, jogar bola, mas a gente pode fazer tudo o que quiser”.

Esse foi o primeiro Rapadura Social, um projeto muito especial para a equipe do Cinema com Rapadura. Veja abaixo um vídeo com um pouco do que foi experiência!

PS: A captação de imagens das crianças foi devidamente autorizada pelos seus responsáveis.

Saiba Mais:

Wladya Vasconcelos
@WladyaV

Compartilhe

Saiba mais sobre


Notícias Relacionadas