Cinema com Rapadura

Notícias   quarta-feira, 30 de janeiro de 2019

Reese Witherspoon, J.J. Abrams e Jordan Peele comprometem-se a contratar mais diretoras para seus filmes

Seguindo a atriz Regina King, primeira a aceitar o desafio publicamente, diversos nomes da indústria também declararam apoio à iniciativa.

Reese Witherspoon, J.J. Abrams e Jordan Peele comprometem-se a contratar mais diretoras para seus filmes>

Seguindo a esteira do movimento Time’s Up, foi lançado, no último dia 25 de janeiro, durante o Festival de Cinema de Sundance, o “4%Challenge“(“Desafio dos 4%“, em tradução livre), direcionado aos envolvidos com a indústria de Hollywood. De acordo com a Variety, nomes como Reese Witherspoon (da série “Big Little Lies”), J.J. Abrams  (“Operação Overlord“) e Jordan Peele (“Corra!”) aderiram ao desafio, comprometendo-se a contratar pelo menos uma mulher na função de diretora dentro dos próximos 18 meses. O nome do desafio surge do fato de apenas 4% dos principais filmes de bilheteria dos EUA na última década terem sido dirigidos por mulheres.

Margie Cohn, Peter Cramer e Peter Kujawski, presidentes dos estúdios DreamWorks AnimationUniversal PicturesFocus Features, respectivamente, também se envolveram com o projeto, assim como Paul Feig (“Um Pequeno Favor”) e Amy Pascal (“Venom”), Bryce Dallas Howard (“Jurassic World: Reino Ameaçado”), Brie Larson (do ainda inédito “Capitã Marvel”), Kumail Nanjiani (“Doentes de Amor”), Josh Gad (“A Bela e a Fera”) e Armie Hammer (“Sorry to Bother You”). Todos essas personalidades vêm declarar apoio ao projeto, após a atriz Regina King (“Se a Rua Beale Falasse”) ter sido a primeira a aceitar publicamente o “4%Challenge” durante seu discurso no Globo de Ouro. King, indo além da proposta inicial, comprometeu-se a empregar pelo menos 50% de mulheres em tudo o que vier a produzir futuramente.

O Festival de Cinema de Sundance informou, recentemente, que 31% das inscrições de longa-metragem e 35% de conteúdo episódico e de curtas em 2018 tiveram pelo menos uma diretora. Já de filmes e conteúdos episódicos aceitos em 2019, 41% tinham uma diretora, enquanto 52% dos curtas foram dirigidos por mulheres.

Saiba Mais: , , ,

Flávila Santos
@rapadura

Compartilhe


Notícias Relacionadas