Peter Jackson vai dirigir documentário sobre os Beatles, baseado em filmagens não utilizadas de Let it Be
Produção usará imagens nunca divulgadas da banda.
Segundo informações da Variety, o cineasta Peter Jackson (do documentário “They Shall Not Grow Old“) vai dirigir um novo documentário sobre os Beatles. O filme será baseado em 55 horas de filmagens nunca lançadas dos Beatles, gravadas entre 1969 e 1970 para o filme “Let it Be“, que mostrou detalhes da produção do disco homônimo.
O filme será produzido por meio de uma parceria entre Jackson, a WingNut Films e a Apple Corps, que vai aproveitar não só o material em vídeo, mas também tudo o que foi gravado em áudio. As empresas dizem ter a total cooperação e aval de Sir Paul McCartney e Sir Ringo Starr, além de Yoko Ono Lennon e Olivia Harrison, para realizar o projeto.
O material de arquivo que Jackson utilizará para construir o filme foi filmado em janeiro de 1969 por Michael Lindsay-Hogg (da série “Tinsel’s Town“) para um especial de TV sobre a preparação do novo disco da banda, “Let it Be”. O projeto se tornou um filme, com o mesmo nome do álbum, e venceu o Oscar e o Grammy em 1970 como Melhor Trilha Sonora.
Jackson planeja usar técnicas de restauração que ele desenvolveu durante a produção de seu documentário sobre a Primeira Guerra Mundial, “They Shall Not Grow Old”, para aplicar no material original do documentário dos Beatles, e comentou sobre o que encontrou nas antigas gravações:
“Eu fiquei aliviado ao descobrir que a realidade é bem diferente do mito. Depois de assistir todas as filmagens e gravações feitas por Michael Lindsay-Hogg, 18 meses antes da separação da banda, é simplesmente um maravilhoso tesouro histórico escondido. É claro, temos momentos de drama, mas não achei nada da discórdia a qual esse projeto foi sempre associado. Assistir John, Paul, George e Ringo trabalhando juntos, criando do zero músicas que hoje em dia são clássicos, é não apenas fascinante, mas também é algo engraçado, animador e surpreendentemente íntimo.”
Jackson voltará a trabalhar com a produtora Clare Olssen e com o editor Jabez Olssen (ambos do documentário “They Shall Not Grow Old“). Os produtores executivos são Ken Kamins (“Máquinas Mortais“), Jeff Jones e Jonathan Clyde (do documentário “Sgt Pepper’s Musical Revolution with Howard Goodall“).
Ainda sem título oficial, o documentário ainda não tem previsão para estrear.
Saiba Mais: Beatles, Peter Jackson