Cinema com Rapadura

Notícias   quarta-feira, 23 de janeiro de 2019

Indicação de curta-metragem ao Oscar causa revolta na Grã-Bretanha

O curta "Detainment" conta a história de um sequestro e assassinato de uma criança de 2 anos. Pais levantaram petição contra a exibição do filme, que já somou 90.000 assinaturas.

Indicação de curta-metragem ao Oscar causa revolta na Grã-Bretanha>

Segundo a Variety, a indicação do filme “Detainment” ao Oscar do curta-metragem provocou indignação na Grã-Bretanha. O curta fala sobre um notório sequestro e assassinato de uma criança na vida real, e o reconhecimento da academia sobre o tema levou a mãe da vítima e de milhares de peticionários exigirem que a indicação seja revogada.

O filme de 30 minutos centra-se no assassinato, em 1993, de James Bulger, de 2 anos de idade, um dos casos criminais mais chocantes da história britânica moderna. Dois garotos de 10 anos atraíram a criança de um shopping center próximo a Liverpool, depois torturaram e mataram o menino. O filme se baseia em transcrições de entrevistas com os assassinos para encenar os eventos.

Denise Fergus, mãe de James, e outros protestam contra o que consideram uma representação gratuita de um incidente horrível. Eles também lembram que o diretor, Vincent Lambe, não fez nenhum esforço para falar com o ela ou com o pai de James enquanto produzia o filme.

Logo depois do anuncio dos indicados, Fergus escreveu em sua conta no Twitter:

“Eu não consigo expressar o quão enojada e chateada estou por este filme ter sido feito e agora ser nomeado para um Oscar. Uma coisa é fazer um filme como este sem entrar em contato ou obter permissão da família de James, mas outro é ver reencenar as últimas horas da vida de James antes de ele ser brutalmente assassinado e fazer com que eu e minha família tenhamos que reviver tudo isso novamente. Depois de tudo o que eu disse sobre esse filme e pedindo para ele ser removido, ele ainda foi indicado para um Oscar, embora mais de 90.000 pessoas tenham assinado uma petição que agora foi ignorada, assim como meus sentimentos, pela Academia. Estou tão irritada e chateada neste momento. Eu pessoalmente quero agradecer a todos que assinaram a petição até agora e esperançosamente continuarão me apoiando nisso. Eu só espero que o filme não ganhe sua categoria no Oscar”

A petição com o título “Impeça que o filme de Jamie Bulger seja exibido e seja tirado da lista de candidatos ao Oscar” já recebeu quase 100.000 assinaturas.

Já o diretor Vincent Lambe, que é irlandês, disse que estava tentando adicionar alguns tons de cinza a um caso no qual muitos britânicos não vêem nenhum. Ele nega as acusações de que seu projeto é simpático aos dois assassinos, que foram mantidos em detenção juvenil até completar 18 anos em 2001, quando foram libertados em liberdade condicional e receberam novas identidades. Lambe também disse que sente muito por não ter contatado a família de James sobre o projeto antes de ele ser feito.

A Academia ainda não se posicionou sobre o assunto. A cerimônia de entrega do Oscar ocorre no dia 24 de fevereiro

Saiba Mais:

Raphael Teodoro
@phael_ph

Compartilhe

Saiba mais sobre


Notícias Relacionadas