Sindicato dos Atores acusa órgão responsável pelo Oscar de intimidar atores para não apresentarem em outras premiações
A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas ainda não se pronunciou sobre a acusação.
O Sindicato dos Atores dos Estados Unidos (SAG) divulgou um comunicado nesta segunda-feira (14) acusando a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de intimidar atores que estão participando da temporada de premiações para que não apresentem em nenhuma cerimônia além da do Oscar.
“O SAG-AFTRA tem recebido inúmeros pedidos para responder a afirmações de que a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas exerce uma pressão extraordinária e injustificada sobre os talentos para impedi-los de aparecer em outras apresentações do prêmio. Recebemos vários relatórios dessas atividades e experimentamos em primeira mão as táticas de pressão sem graça da Academia e tentamos controlar o canal de talentos da premiação. A temporada de premiações é um momento muito especial em que atores e atrizes estão sendo apropriadamente celebrados e reconhecidos pela excelente qualidade de seu trabalho. Esperamos que a Academia honre esses objetivos”, comunicou o órgão.
O comunicado do sindicato ainda repudia a prática e pede respeito aos atores no período de premiações:
“Esta intimidação de auto-serviço dos membros do SAG-AFTRA tem como objetivo limitar suas oportunidades de serem vistos e honrar o trabalho de seus colegas artistas durante toda a temporada. Os atores devem ser livres para aceitar qualquer oferta para participar de celebrações do setor. A aparente tentativa da Academia de impedir que nossos membros apresentem sua própria premiação é totalmente ultrajante e inaceitável. O SAG Awards apoia as operações de seu sindicato e importantes programas de assistência beneficente que fornecem suporte valioso aos artistas. Convidamos a Academia a cessar essa ação inadequada.”
O comunicado veio à tona após Kevin Hart decidir não apresentar a cerimônia esse ano, e logo em seguida, ter sido divulgado que a Academia busca estrelas de “Vingadores” para apresentar, e tenta negociar para que os mesmos não apareçam juntos no palco de outras premiações para que sua aparição conjunta no Oscar seja uma atração exclusiva. A Academia de Artes de Ciências Cinematográficas ainda não se pronunciou sobre a acusação, e nenhuma informação sobre a apresentação do Oscar 2019 foi confirmada.
O SAG Awards, prêmio dado pelo Sindicato dos Atores, será realizado em 27 de janeiro. Já o Oscar 2019 ocorrerá em 24 de fevereiro, e os indicados serão anunciados em 22 de janeiro.
Saiba Mais: Oscar 2019, SAG Awards