Cinema com Rapadura

Notícias   quarta-feira, 14 de novembro de 2018

Academia cogita recriar categoria de Melhor Filme Popular para as próximas edições do Oscar

Para o presidente da academia, John Bailey, mesmo depois da repercussão negativa, ideia ainda não foi totalmente descartada.

Academia cogita recriar categoria de Melhor Filme Popular para as próximas edições do Oscar>

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, responsável pela cerimônia do Oscar, anunciou este ano a ideia de criar uma nova categoria de premiação, que se chamaria “Melhor Filme Popular”. A ideia não foi muito bem recebida pela imprensa e crítica especializada, e acabou sendo abandonada. Entretanto, segundo o presidente da academia, John Bailey, ela ainda está em discussão (via SlashFilm).

A ideia para o prêmio surgiu como uma tentativa de aumentar a audiência do Oscar, que vem decrescendo nas últimas edições. Para Bailey, a categoria proposta uma alternativa viável para reverter isso:

“Parecia uma boa ideia, a diretoria aprovou, anunciou, mas recebemos muitas críticas. Então, a diretoria reconsiderou e apresentou o documento – o que não quer dizer que a ideia esteja morta. Mesmo depois dessa estaca no coração, ainda há interesse.”

O presidente ainda ressaltou que as indicações deste ano podem ser uma mistura de filmes mais populares, de grandes bilheterias, e de filmes ditos “de arte“:

“Será interessante ver como isso [filmes populares e de arte indicados] se desenrola. Isso pode nos dar uma forte perspectiva de como avançar.”

Alguns críticos da imprensa afirmam que não deveria haver uma categoria separada para incluir filmes mais populares, como “Pantera Negra“, por exemplo – que já teve sua campanha para as premiações oficializada pela Disney. Isso porque, para os críticos, se um filme é digno o suficiente para uma indicação, ele deve concorrer ao lado de todos os outros nomes na categoria de “Melhor Filme”.

Questiona-se também o fato de que existiriam categorias mais importantes para serem criadas, com objetivo de reconhecer profissionais do cinema até hoje não reconhecidos pela Academia, como dublês de cenas de ação e dubladores de animações. Sobre essa questão, Bailey alegou:

“Vários ofícios diferentes gostariam de ser representados e há discussões em andamento sobre a criação de novos ramos, mas agora estamos tentando reduzir o tamanho do conselho. No entanto, nada está escrito em pedra.”

A 91ª edição do Oscar terá sua noite de gala no dia 24 de fevereiro de 2019, com os indicados sendo anunciados em 22 de janeiro.

Saiba Mais: , ,

Pedro Magalhães
@rapadura

Compartilhe


Notícias Relacionadas