Cinema com Rapadura

Notícias   quinta-feira, 06 de setembro de 2018

Inclusão do Oscar de Melhor Filme Popular é reavaliada pela Academia e ainda não será implementada

Após receber críticas para a nova categoria, Academia anunciou que irá reavaliar o caso, alegando que a questão "merece um estudo mais aprofundado".

Inclusão do Oscar de Melhor Filme Popular é reavaliada pela Academia e ainda não será implementada>

Na tarde desta quinta-feira (06), a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, responsável por premiar o Oscar, anunciou que não irá implementar, ao menos por enquanto, a categoria de Melhor Filme Popular. Segundo apurado pela Variety, os membros da Academia decidiram que a questão “merece um estudo mais aprofundado” e, com isso, a categoria não estará presente na 91ª edição da premiação.

Em nota, a organização do prêmio alega que “permanece comprometida em celebrar um amplo espectro de filmes“. Entretanto, a Academia reconhece que a incorporação de qualquer novo prêmio, tendo decorrido nove meses no ano, “cria desafios para os filmes que já foram lançados“. O conselho da organização esclarece que continuará engajado na discussão e buscará novas informações sobre a categoria para o futuro. O CEO da Academia, Dawn Hudson, comentou sobre a questão:

“Houveram uma larga variedade de reações para a introdução de um novo prêmio, e nós reconhecemos que [a questão] necessita de uma discussão mais aprofundada com os nossos membros. Nós fizemos mudanças no Oscar durante os anos – incluindo este ano – e nós continuaremos a evoluir, ao mesmo tempo que também iremos respeitar o incrível legado dos últimos 90 anos.”

O plano de introduzir o prêmio de Melhor Filme Popular foi divulgado pela Academia no último mês, apesar de que, na ocasião, não foram detalhados quais seriam os critérios para escolha dos concorrentes ao prêmio, assim como o filme vencedor. Desde a sua divulgação, a organização tornou-se alvo de críticas por parte da mídia especializada, ao mesmo tempo em que figuras da indústria, como o produtor Jasom Blum (“Corra!“), manifestaram-se em defesa das mudanças.

Entretanto, outras alterações que foram anunciadas em agosto, serão implementadas. Entre elas, está uma reestruturação da cerimônia de premiação, visando uma duração de no máximo três horas para o evento. Para honrar todas as 24 categorias, de seis a oito delas terão seus vencedores anunciados durante os intervalos comerciais, com os melhores momentos sendo editados e exibidos mais tarde na programação. Haverá um rodízio entre as categorias que terão seus prêmios entregues durante os intervalos, com a Academia colaborando, junto aos produtores da premiação, na seleção destes prêmios.

A Academia também aproveitou para confirmar as datas envolvendo a edição de 2020. Os filmes indicados serão anunciados no dia 13 de janeiro de 2020, com a cerimônia acontecendo em 9 de fevereiro. Já 91ª edição do Oscar terá sua noite de gala no dia 24 de fevereiro de 2019.

Saiba Mais: ,

Luís Gustavo
@louisgustavo_

Compartilhe


Notícias Relacionadas