Christopher McQuarrie revela conversas com a Warner sobre dirigir Homem de Aço 2 e Tropa dos Lanternas Verdes
Para o cineasta, agradar os fãs de quadrinhos é o maior obstáculo dos filmes de super-heróis.
Depois de descartar a possibilidade de um spin-off de “Missão Impossível“, havia vários rumores de que Christopher McQuarrie (“Missão: Impossível – Efeito Fallout”) poderia estar dirigindo a sequência “Homem de Aço 2“, além de um reboot de “Lanterna Verde“. Em entrevista ao Collider, o diretor revelou ter tudo uma conversa com o ator Henry Cavill (“Liga da Justiça“) no set de “Missão: Impossível – Efeito Fallout” sobre sua versão do filme, apesar de o ator ainda não ter sua permanência garantida no universo da DC. Mas ele não se mostrou otimista quanto à possibilidade:
“Há uma versão muito linda disso, e eu sinceramente não posso falar pelas pessoas responsáveis por tomar essas decisões, exceto para dizer que é parte de um mecanismo corporativo gigante. Parte do meu trabalho, e o que facilitou muito eu ser um diretor nesse ramo, foi finalmente aceitar o fato de que as pessoas com quem eu estou conversando têm problemas muito maiores que os meus. Então eu apenas sento quieto no meu canto. Quando as pessoas perguntam ‘hey, você faria ‘Superman?’, eu só respondo ‘bem, eles sabem onde me encontrar e como entrar em contato’. Mas não acho que o meu telefone irá tocar.”
Sobre “Lanterna Verde”, McQuarrie falou sobre a conversa que teve com os executivos da Warner, que acabaram culminando em sua recusa para assumir a direção do projeto. Muito se especulava que ele assumiria o projeto, principalmente com os rumores de que Tom Cruise, com quem trabalhou em “Missão: Impossível – Efeito Fallout“, estaria negociando para estrelar:
“Eu falava ‘eu faria esse filme dessa forma’, e eles acabavam respondendo ‘ah, mas veja bem…’. Quando perguntaram se eu aceitaria dirigir, disse que não, pois não havia roteiro. Me disseram que eu escrevesse um, mas não sei se sou o cara certo para isso. Falei para eles não fazerem um ‘filme do McQuarrie’, mas sim o melhor ‘filme do Lanterna Verde’ possível. Não sabemos qual o tom correto. Não sabemos nada até mergulharmos nisso, e acho que para isso eu sou o pior cara possível.
O cineasta também falou sobre os fãs, mais especificamente dos quadrinhos, e por que ele acredita que estes prejudiquem a liberdade do diretor em deixar a história fluir por si mesma.
“Não sou um fã de quadrinhos. Sou um fã de histórias. Dá para fazer um bom filme com essa história? Eu realmente não tenho essa paixão dos fãs. Estou me colocando em apuros dizendo isso, mas acho que essa é uma das coisas que acaba arruinando esses filmes, todo mundo tem momentos dos quadrinhos que querem ver em filme. E isso não é necessariamente a coisa mais cinematográfica a se fazer, ou então o filme vai ter que fazer malabarismos para encaixar isso.”
Sobre “Lanterna Verde”, tudo que se sabe até o momento é que será focado em Hal Jordan e John Stewart, dois grandes personagens da franquia nos quadrinhos, com o roteiro a cargo de David S. Goyer (“Batman Vs. Superman: A Origem da Justiça”) e Geoff Johns. A primeira data de estreia prevista para o filme foi 19 de julho de 2020. Porém, ainda não se sabe se ela será mantida ou se o filme será realocado no calendário da DC.
Já a da sequência “Homem de Aço 2” segue uma incógnita, sem confirmação de diretor, roteiro, equipe ou até mesmo se Henry Cavill retornará. A sequência segue sem data de estreia confirmada.
Saiba Mais: Christopher McQuarrie, Homem de Aço 2, Lanterna Verde