Sunset | Novo filme de László Nemes será o representante da Hungria no Oscar 2019
Diretor húngaro foi responsável por "O Filho de Saul", longametragem que ganhou o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2016.
A Hungria já escolheu o seu representante para o concorrer ao Oscar de 2019. Segundo apurado pela Variety, trata-se de “Sunset”, novo longa do diretor László Nemes, que dirigiu “O Filho de Saul”, vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro de 2016.
O longa é um drama que mostra o mundo refinado de Budapeste diante da iminência do caos da Primeira Guerra mundial. A atriz Juli Jakab (também de “O Filho de Saul”) interpreta uma jovem que chega a cidade de Budapeste para se candidatar a um emprego em uma loja de chapéus elegantes, que pertenceu ao seus pais. Rejeitado pelo novo dono da loja, a jovem é envolvida em um mistério que envolve seu irmão desaparecido. O diretor afirma que o filme é um drama sobre “uma sociedade a beira da encruzilhada” e é um “relato intimista de uma jovem que é o reflexo do nascimento do século 20“.
“Sunset” teve sua estreia na América no Festival de Filmes de Toronto e na Europa no Festival de Filmes de Londres. O filme está sendo vendido pela Playtime para os ditribuidores e já foi adquirido pela Sony Pictures Classics para exibir na América do Norte e Austrália. O lançamento da obra na Hungria acontecerá em 27 de setembro, mas ainda não há previsão de estreia no Brasil.
A Rússia também já escolheu seu concorrente ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. O país escolheu “Sobibor“, do diretor Konstantin Khabensky, para pleitear um lugar nos escolhidos pela Academia na categoria. O filme é baseado no livro de Ilya Vasiliev, e aborda um drama da Segunda Guerra Mundial sobre a revolta dos soviéticos no campo de concentração nazista de Sobibor.
Este é o primeiro filme como diretor de Khabensky e contou com um orçamento modesto, de US$ 5 milhões. O elenco conta com Christopher Lambert (“Hightlander -O Guerreiro“) como um comandante nazista. “Sodibor” foi lançado na Rússia no dia 3 de maio.
Saiba Mais: László Nemes, Oscar 2019, Sobibor, Sunset