Cinema com Rapadura

Notícias   quinta-feira, 14 de junho de 2018

Após nova oferta da Comcast, Fox pode adiar ou até cancelar reunião com a Disney sobre sua aquisição

Reunião com acionistas sobre o acordo com a Disney estava marcada para o próximo dia 10 de julho.

Após nova oferta da Comcast, Fox pode adiar ou até cancelar reunião com a Disney sobre sua aquisição>

Após a proposta de US$65 bilhões feita pela Comcast por setores da Fox nesta segunda-feira (13/06), a empresa do magnata Rupert Murdoch considera adiar – ou até mesmo cancelar – uma reunião com seus acionistas para tratar da proposta de compra da Disney agendada para o próximo dia 10 de julho (via Deadline). O intuito seria analisar todas as ofertas de compra disponíveis e dar tempo para eventuais novas propostas pelas partes envolvidas. Em nota oficial, a Fox confirmou seu posicionamento:

“A 21st Century Fox ainda não tomou nenhuma decisão, haja vista a proposta da Comcast, sobre um possível adiamento ou cancelamento da reunião especial de 10 de julho com seus acionistas para considerar certar propostas relativas ao Acordo de Fusão com a Disney. A 21st Century Fox continua sujeita aos termos deste acordo e às suas funções e deveres para com os diretores da companhia. O conselho da 21st Century Fox irá agora revisar cuidadosamente a proposta da Comcast, em consulta com seus conselheiros legais e financeiros.” 

Na nota, a Fox esclareceu ainda que a proposta da Comcast é muito similar à da Disney, voltada à aquisição “dos estúdios de cinema e televisão da 20th Century Fox, junto com as empresas e canais de TV a cabo internacionais“. De acordo com o portal ComicBook.com, o principal interesse da Comcast é justamente nas plataformas de TV a cabo, com destaque para a Sky. Esta seria uma forma de ampliar seu alcance e estabelecer uma presença forte em novos mercados.

Neste contexto, a analista financeiro Barton Crockett, da firma B. Riley FBR de Wall Street, afirma que a melhor solução seria um consenso entre Comcast e Disney acerca de quais propriedades ficariam com qual empresa:

“Esperamos que a Disney ao menos faça uma proposta equivalente à Comcast adicionando dinheiro, que a Comcast acalme as preocupações de [Rupert] Murdoch com os impostos oferecendo ações e um vai-e-vem de aumento de ofertas. Exceto com um terceiro concorrente (internet/tecnologia é uma possibilidade), veríamos como a saída mais razoável a divisão deste bebê, com a Comcast ficando com a Sky (que vemos como seu principal objetivo), e a Disney ficando com a maior parte do resto.”

Especula-se, no entanto, que o interesse da Comcast nos estúdios da 20th Century Fox seja real, permitindo  a competição com a produção cinematográfica da Disney em uma escala global. Caso saia vencedora, poderia até tender a negociar com a Disney os ativos relativos à Marvel, criando uma variante deste cenário onde todos saem ganhando.

Há ainda a expectativa em relação à reação da Disney, que ainda não se pronunciou sobre esta nova proposta da Comcast.

Saiba Mais: , ,

Julio Bardini
@juliob09

Compartilhe

Saiba mais sobre


Notícias Relacionadas