Cinema com Rapadura

Notícias   segunda-feira, 21 de maio de 2018

Han Solo: Uma História Star Wars | Alden Ehrenreich e Joonas Suotamo explicam como falar o idioma de Chewbacca

Na semana de estreia do longa, protagonistas mostram as peculiaridades do idioma Wookiee.

Han Solo: Uma História Star Wars | Alden Ehrenreich e Joonas Suotamo explicam como falar o idioma de Chewbacca>

Shyriiwook, esse é o nome dos grunhidos, rosnados e rugidos de Chewbacca nos filmes da franquia “Star Wars”. A maioria das coisas que Chewie diz é um híbrido de sons emitidos por animais, o que tornou especialmente difícil para os atores de “Han Solo: Uma História Star Wars” interagirem quando eles tinham toda uma cena de diálogo na língua nativa Wookiee, um idioma muitas vezes imitado, mas nunca totalmente decifrado pelos fãs.

Embora não exista um léxico específico, o ator Alden Ehrenreich (“Ave, César!”), intérprete do protagonista Han Solo, tinha que ter certeza de que ele repetia os mesmos barulhos sempre que ele estava dizendo a mesma linha em inglês para Chewie. Já Joonas Suotamo (“Star Wars: Os Últimos Jedi”), intérprete de Chewbacca, teve um trabalho mais fácil. Ele apenas falava inglês bocejando ou rugindo enfaticamente, e isso era dobrado depois [na pós-produção]. Esses detalhes foram abordados em uma entrevista que a dupla concedeu à Entertainment Weekly, cujos principais trechos, marcados pela interação dos atores, você pode acompanhar abaixo:

Ehrenreich:

“Joonas sempre faz alguma versão da linha com o barulho, e isso é muito divertido. [Ele é substituído no filme acabado pelo aúdio distorcido com sons de animais.] Algumas vezes ele dirá o que ele estaria dizendo [em inglês], mas mais ou menos no…”

Suotamo:

“[Chewie em gorjeio queixoso] ‘Você fala a minha língua?'”

Ehrenreich:

“[Risos] Provavelmente há uma grande versão do filme onde eles deixam todas essas coisas!”

Suotamo:

“Eu adoraria isso, mas existem alguns palavrões.”

Ehrenreich:

“[Acenos] Há um monte de palavrões.”

Suotamo:

“Eu ouvi um palavrão em particular que não foi cortado até os últimos momentos onde encontraram um som de urso, e eu fiquei devastado. Eles devem ter parado de procurar e apenas deixaram lá.”

Quando perguntado se estava apenas improvisando sons, ou mesmo realmente fazendo rugidos e grunhidos específicos, nos momentos em que as conversas durante o filme estavam centradas em seu personagem, Ehrenreich respondeu:

“Há uma linha repetitiva. Eu acho que eu digo, ‘Eu tenho um plano’. Então tivemos que ter certeza de que quando eu repito uma palavra em inglês, é a mesma palavra que eu estou repetindo em Shyriiwook. Além disso, eu estou apenas improvisando. Mas Joonas realmente tem que me ensinar como fazer isso, esses cortes profundos Wookiee, coisas que você tem que quebrar o barulho no começo. [Faz uma série de grunhidos e rugidos.] E como a risada…

Suotamo:

[Ri em Wookiee]

Ehrenreich:

“Eu deveria dizer, Joonas tem que fazer uma quantidade inacreditável de coisas. Não é só usar o figurino. Ele tem que se mover de uma maneira muito particular. Ele tem que entender como alguém pensando em Wookiee. E não há muitas maneiras de se comunicar, mas eu acho que Joonas trouxe muito coração para ele e apenas faz um trabalho realmente impressionante. Mais até do que o que as pessoas podem entender totalmente.”

Suotamo:

“Muito obrigado, cara.”

Ehrenreich:

“Bem, eu estou mentindo, mas…”

A trama de “Han Solo: Uma História Star Wars” contará a história de Han Solo e suas aventuras no mundo criminoso a bordo da Millenium Falcon e ao lado de seu copiloto Chewbacca. Solo encontrará o notório apostador Lando Calrissian (Donald Glover, da série “Atlanta”) em uma jornada que irá definir o caminho de um dos heróis mais improváveis ​​da saga “Star Wars”.

O elenco do longa conta ainda com Emilia Clarke (da série “Game of Thrones”), Woody Harrelson (“Três Anúncios para um Crime”), Phoebe Waller-Bridge (A Dama de Ferro”), Thandie Newton (da série “Westworld”) e Paul Bettany (Vingadores: Guerra Infinita”). O roteiro fica por conta de Lawrence Kasdan (Star Wars: O Despertar da Força”), enquanto a direção é de Ron Howard (Inferno”).

“Han Solo: Uma História Star Wars” estreia dia 24 de maio no Brasil e a pré-venda de ingressos já está disponível. Nossa crítica do filme já está disponível aqui.

Saiba Mais: , ,

Fernando Gomes
@rapadura

Compartilhe


Notícias Relacionadas