Festival de Cannes 2018 | Longa Shoplifters, de Hirokazu Kore-eda, leva a Palma de Ouro
Festival teve Prêmio Especial dedicado ao cineasta Jean-Luc Godard. Em discurso, a atriz Asia Argento comentou sobre o caso de estupro sofrido por ela pelo ex-produtor Harvey Weinstein.
O Festival de Cannes, um dos mais importantes festivais de cinema do mundo, que ocorre na França desde 1946, teve nesta última semana a sua 71ª edição. O diretor japonês Hirokazu Kore-eda foi premiado com a Palma de Ouro, prêmio dado ao melhor filme, pelo longa “Shoplifters“, um retrato de uma família que vive na base da sociedade japonesa e cujo segredo os impede de permanecer unidos. Já o Grande Prêmio, concedido ao filme de maior originalidade, foi dado à Spike Lee por sua sátira anti-racismo chamada “BlacKkKlansman“. Esse era um dos únicos filmes americanos presentes na competição oficial.
A atriz Cate Blanchett (“Thor: Ragnarok”), que foi a presidente do júri neste edição, anunciou uma Palma de Ouro especial dedicada ao diretor francês Jean-Luc Godard, descrevendo-o como “um artista cinematográfico que se esforça continuamente para definir e redefinir o que o cinema pode ser.”
Veja abaixo a lista dos vencedores nas principais categorias:
Palma de Ouro: “Shoplifters”, de Hirokazu Kore-eda
Grande Prêmio: “BlacKkKlansman”, de Spike Lee
Diretor: Pawel Pawlikowski, por “Cold War”
Ator: Marcello Fonte, por “Dogman”
Atriz: Samal Yeslyamova, por “Ayka”
Prêmio do Juri: Nadine Labaki, por “Capernaum”
Prêmio de Roteiro: Empate: Alice Rohrwacher, por “Happy as Lazaro” e Jafar Panashi, Nader Saevar, por “3 Faces”
Palma de Ouro Especial: Jean-Luc Godard
Antes do primeiro prêmio ser anunciado, a atriz Asia Argento (“Drácula 3D”) fez um discurso em frente aos três mil participantes ali presentes, comentando sobre o caso de estupro sofrido por ela pelo ex-produtor Harvey Weinstein:
“Tenho algumas palavras a dizer: em 1997, fui estuprada por Harvey Weinstein aqui em Cannes. Eu tinha 21 anos. Este festival foi seu terreno de caça. Eu quero fazer uma previsão: Harvey Weinstein nunca será bem recebido aqui novamente. Ele viverá em desgraça, evitado por uma comunidade cinematográfica que uma vez o abraçou e encobriu seus crimes. Mesmo hoje, à noite, sentados entre vocês, há aqueles que ainda precisam ser responsabilizados por comportamentos que não pertencem a essa indústria. Você sabe quem você é e, mais importante, sabemos quem você é e não vamos permitir que você se dê bem com isso.”
O longa “Diamantino“, co-produção entre Brasil, Portugual e França, também foi premiado no Festival.
Saiba Mais: Festival de Cannes 2018, Hirokazu Kore-eda, Shoplifters, Spike Lee