Roman Polanski e Bill Cosby são expulsos da Academia de Hollywood
Diretor e comediante foram acusados de assédio sexual.
A Academia de Hollywood divulgou uma nota nesta quinta-feira (03) afirmando que o diretor Roman Polanski (“Deus da Carnificina”) e o ator e comediante Bill Cosby (“Grande Albert”) foram expulsos da organização, após as recentes acusações de assédio sexual que os dois receberam (via Slash Film). A nota afirma:
“O Conselho da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas reuniu-se na noite da última terça, dia 1º, e decidiu – após votação – expulsar o ator Bill Cosby e o diretor Roman Polanski de seu quadro de membros, em concordância com o Código de Conduta da organização. O Conselho continua encorajando condutas éticas de seus membros, a fim de defender os valores de respeito à dignidade humana, prezados pela Academia.”
Roman Polanski foi acusado pela ex-atriz alemã Renate Langer de a ter estuprado com ela tinha 15 anos. O ato teria ocorrido em uma casa em Gstaad, em fevereiro de 1972. Langer é a quarta pessoa a acusar o diretor de cometer esse crime. Segundo o relatório, Harland Braun, advogado da Polanski, recusou-se a comentar as acusações. O diretor vencedor do Oscar já se declarou culpado em 1977 por ter relações sexuais ilegais com Samantha Geimer, que tinha 13 anos na época. Ele fugiu do país em 1978 após sua sentença no caso e vive no exílio desde então.
Já Bill Cosby foi acusado de drogar e molestar Andrea Constand, que era chefe de operações do time feminino de basquete da universidade de Temple, em sua casa, nos arredores da Filadélfia, em janeiro de 2004. Ele alega que o contato sexual foi consentido. As acusações foram apresentadas inicialmente em junho do ano passado, mas o júri terminou travando o processo após mais de 50 horas de deliberações. No último dia 26 de abril, após julgamento, Cosby foi declarado culpado e enfrenta agora a possibilidade de passar o resto de sua vida na prisão, uma vez que a pena máxima para cada uma das três acusações é de 10 anos em cárcere. Espera-se que a sentença seja efetuada nos próximos meses.
Saiba Mais: Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, Assédios em Hollywood, Bill Cosby, Roman Polanski