Cinema com Rapadura

Notícias   quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Roman Polanski renuncia ao Festival de Cinema de Locarno

A fim de evitar novas polêmicas, diretor cancela sua participação.

Ao contrário do que se esperava, Roman Polanski (“O Pianista”) não participará do Festival Internacional de Cinema de Locarno de 2014. O diretor franco-polonês anunciou sua ausência como um ato necessário para evitar possíveis tensões.

De acordo com as informações apresentadas pelo jornal Le Monde, a decisão foi tomada a contragosto pelo próprio Polanski, que desejava apresentar seu mais recente filme, “Venus à La Forrure”, na “Piazza Grande”.

Vale lembrar que o Festival em questão, dedicado ao cinema autoral, acontece anualmente na cidade de Locarno, localizada na Suíça – país em que Roman Polanski foi preso em 2009, acusado de manter relações sexuais com uma adolescente de 13 anos.

Por essa razão, antes mesmo do início do evento, declarações sobre sua presença passaram a ganhar destaque na mídia local. Entre elas, em especial, a frase do deputado suíço Fiorenzo Dado, afirmando que o festival iria prestar honras a um pedófilo.

As razões da ausência de Polanski foram confirmadas por Carlo Chatrian, diretor artístico do festival:

Hoje, o sol brilha sobre Locarno, mas para mim este é o dia mais sombrio desde que dirijo o Festival. […] Uma violência verbal e uma manipulação da realidade. […] Um ataque inaceitável contra a dignidade humana”.

Saiba Mais:

Talles de Lima
@

Compartilhe

Saiba mais sobre


Notícias Relacionadas