Cinema com Rapadura

Notícias   terça-feira, 03 de dezembro de 2013

Diretor Baz Luhrmann pode assumir projeto de Kubrick sobre Napoleão

Roteiro seria transformado em minissérie para o canal a cabo HBO.

Um dos trabalhos inacabados do cineasta Stanley Kubrick (“De Olhos bem Fechados“) pode finalmente ganhar vida: a biografia do imperador francês Napoleão Bonaparte. Segundo o jornal inglês The Guardian, o diretor Steven Spielberg (“Lincoln“), que detém os direitos de produção do roteiro, pensa em transformá-lo em uma minissérie para o canal a cabo HBO sob a direção do australiano Baz Luhrmann (“O Grande Gatsby“).

A veiculação de notícias sobre a produção surgiram em março, quando Spielberg presidiu o júri do último Festival de Cannes. Na ocasião, o diretor revelou à imprensa que o projeto é uma parceria sua com a família do realizador falecido em 1999. As especulações sobre o envolvimento de Baz Luhrmann no projeto foram recebidas de forma mista pela imprensa internacional. Conhecido pela extravagância visual de sua filmografia (que ainda inclui títulos como “Moulin Rouge!”, “Romeu e Julieta” e “Austrália“), Luhrmann não possui muitos admiradores na imprensa especializada.

A biografia de Napoleão Bonaparte foi um projeto desenvolvido durante anos por Stanley Kubrick. O diretor não levou a produção em frente por falta de interesse dos estúdios de Hollywood em banca-la após o fracasso de “Waterloo“, filme de Sergey Bondarchuk (“Guerra e Paz“) de 1970 que abordava, entre outros temas da vida de Napoleão, os bastidores da batalha de Waterloo.

Caso tenha prosseguimento, o projeto não será o primeiro trabalho irrealizado de Kubrick a ser levado pelas telas por Steven Spielberg. Em 2001, como uma forma de homenagem póstuma ao diretor, Spielberg trouxe aos cinemas a ficção científica “A.I. Inteligência Artificial”, com Jude Law (“Terapia de Risco“) e Haley Joel Osment (“O Sexto Sentido“) no elenco. “A.I. Inteligência Artificial” foi parcialmente idealizado por Stanley Kubrick como o filme que faria após “De Olhos bem Fechados”, última produção do cineasta.

Além desse projeto para a HBO, há outra produção sobre Napoleão Bonaparte em desenvolvimento em Hollywood, um longa que será dirigido por Rupert Sanders (“Branca de Neve e o Caçador“).

Sobre a minissérie, ainda não há data prevista para a sua exibição na HBO.

Saiba Mais: ,

Wanderley Teixeira
@rain_frogs

Compartilhe

Saiba mais sobre


Notícias Relacionadas