Cinema com Rapadura

Notícias   sexta-feira, 24 de fevereiro de 2023

Steven Spielberg desenvolve série baseada em Napoleão, de Stanley Kubrick, para a HBO

Projeto é conhecido como "o maior filme a nunca ter sido feito".

Steven Spielberg desenvolve série baseada em Napoleão, de Stanley Kubrick, para a HBO>
(Imagens: Getty Images)

Um dos projetos perdidos de Stanley Kubrick, “Napoleão” deve enfim sair do papel pelas mãos de Steven Spielberg. O cineasta revelou o projeto durante o Festival de Berlim 2023 (via Deadline).

Conhecido como “o maior filme a nunca ter sido feito”, o projeto de Kubrick, uma cinebiografia em grande escala de Napoleão Bonaparte, está em desenvolvimento pela HBO nos últimos sete anos. Spielberg está envolvido há pelo menos dez anos, e agora diz que o projeto se tornará uma série de sete partes para a emissora. Diz o cineasta:

“Com a cooperação de Christiane Kubrick e Jan Harlan, estamos montando uma grande produção para a HBO baseada no roteiro original de Stanley, ‘Napoleão’. Estamos trabalhando nisso como uma série limitada de sete partes.”

Kubrick planejou originalmente o filme após o sucesso de “2001 – Uma Odisséia no Espaço” e fez uma extensa pesquisa sobre o líder revolucionário francês. Ele planejava gravar na França, Reino Unido e Romênia, com cerca de 40.000 soldados. Em momentos diferentes, David Hemmings e Jack Nicholson foram escolhidos para estrelar como o líder, que reinou entre 1804 e 1814, com Audrey Hepburn definida como sua esposa, Josefina. No entanto, o alto custo de projetos como a adaptação de “Guerra e Paz“, de Sergei Bondarchuk, e o fracasso de “Waterloo” levaram o projeto a ser abandonado. Kubrick seguiu então para produzir “Barry Lyndon“, de 1975.

Spielberg está envolvido desde pelo menos 2013, com a intenção de transformar “Napoleão” em uma minissérie. Cary Joji Fukunaga, de “True Detective“, foi escolhido como diretor em 2016, com o dramaturgo David Auburn escrevendo.

Esta não será a primeira vez que Spielberg assume as rédeas de um projeto originalmente desenvolvido por Kubrick. O filme “I.A. – Inteligência Artificial” começou quando Kubrick adquiriu os direitos do conto “Supertoys Last All Summer Long”, de Brian Aldiss. Ele trabalhou em um tratamento por mais de 20 anos antes de entregá-lo a Spielberg em 1995. Spielberg lançou o filme em 2001, dedicando-o a Kubrick.

O projeto de Spielberg é a segunda cinebiografia de Napoleão Bonaparte em produção atualmente, a primeira sendo um filme de Ridley Scott estrelado por Joaquin Phoenix.

Saiba Mais: , , ,

Julio Bardini
@juliob09

Compartilhe


Notícias Relacionadas