Atriz Helen Mirren critica Sam Mendes durante premiação
A atriz cobrou mais reconhecimento às mulheres.
Uma saia-justa ocorreu durante a entrega do Jameson Empire Awards 2013, prêmio anual da revista britânica de cinema Empire, que aconteceu no domingo (24) em Londres. A atriz britânica Helen Mirren (“A Rainha”) criticou o cineasta Sam Mendes (“Beleza Americana”) por não mencionar nenhuma mulher como influência pessoal durante um agradecimento pelos prêmios recebidos pelo seu último trabalho, “007 – Operação Skyfall”.
Segundo Mirren, as mulheres estão em todas as categorias da produção cinematográfica e merecem ser lembradas por isso.
“Quando comecei, mais de 40 anos atrás, os filmes eram dominados pelos homens. Mas hoje em dia isso realmente mudou e é fantástico ver mulheres e meninas no departamento de iluminação, fotografia e no departamento de som e, obviamente, na produção e roteiro”, afirmou a atriz.
Helen acrescentou ainda que espera que as mulheres sejam ainda mais reconhecidas e alfinetou o diretor
“Eu espero e rezo e sei que em cinco ou 10 anos, quando o próximo Sam se levantar e fizer o seu discurso, haverá duas ou três ou quatro ou cinco nomes de mulheres ali. É isso aí, garotas!”, concluiu.
Em seu discurso, Mendes citou Paul Thomas Anderson (“Magnólia”), François Truffaut (“Os Incompreendidos”), Martin Scorsese (“Os Infiltrados”) e Ingmar Bergman (“O Sétimo Selo”) como suas influências. Na ocasião, Mirren foi homenageada com o prêmio Lenda Empire, enquanto Mendes ganhou melhor diretor e melhor filme pelo último longa de James Bond.
Saiba Mais: Helen Mirren, Sam Mendes