Cinema com Rapadura

Notícias   quinta-feira, 07 de março de 2013

Acusados de plágio, irmãos Wachowski são processados em US$ 300 milhões

Roteirista havaiano diz que sequências de Matrix foram baseadas em roteiro seu, entregue à Warner em 1993.

Picture 53Lana e Andy Wachowski (“A Viagem”), responsáveis pela trilogia “Matrix”,  estão sendo processados por plágio pelo roteirista havaiano Thomas Althouse. Eles são acusados, juntamente com a Warner Bros. e o produtor dos filmes Joel Silver (“V de Vingança”), de terem roubado suas ideias para filmarem os dois útlimos capítulos da trilogia, “Matrix Reloaded” e “Matrix Revolutions”.

De acordo com apuração do site E!, Althouse alega ter entregado em 1993 o roteiro de “The Immortals aos estúdios Warner, por meio de um representante legal. O script teria sido, inclusive, registrado no mesmo ano pelo Writers Guild of America (sindicato que defende a classe dos roteiristas nos Estados Unidos), tendo obtido o Copyright (direitos autorais) três anos depois.

Apesar de ambas as sequências do filme de ficção científica dos Wachowski terem sido lançadas em 2003, Althouse afirma ter se dado conta do suposto roubo de ideias apenas em 2010 – data em que diz ter assistido pela primeira vez a “Matrix Reloaded” e a “Matrix Revolutions”.

O roteirista havaiano diz que as obras foram “baseadas e formuladas em grande parte” seguindo o roteiro que ele havia escrito. Como exemplos, citou os “plugues” na parte de trás do pescoço dos personagens vistos nos filmes e supostas semelhanças entre o protagonista de “The Immortals”, chamado Jim, e Neo, vivido nos filmes da franquia “Matrix” por Keanu Reeves (“Constantine”).

Representando a si mesmo na Corte Federal do Estados Unidos, Althouse pede indenização em US$ 300 milhões. Procurada pela imprensa norte-americana, a Warner ainda não se pronunciou.

Saiba Mais: ,

Thayanne Brasil
@

Compartilhe

Saiba mais sobre


Notícias Relacionadas