Cinema com Rapadura

Notícias   quinta-feira, 17 de maio de 2012

Cineastas internacionais recebem homenagem em encontro cearense

I Nossas Américas - Nossos Cinemas acontece de 23 a 26 de junho em Sobral, no Ceará.

Jovens realizadores latino-americanos e caribenhos se preparam para participar de um encontro internacional de cinema no município de Sobral, a 235 km da capital cearense. Além das mostras de filmes e oficinas de audiovisual programadas para o I Nossas Américas – Nossos Cinemas: I Encontro de Jovens Realizadores da América Latina e do Caribe, que acontece de 23 a 26 de maio, homenagens, debates e oficinas reunirão profissionais reconhecidos mundialmente. O encontro é gratuito e aberto a todos os interessados.

A atriz e cineasta Helena Ignez, que passou pelo teatro, televisão e se notabilizou no cinema, e Geraldo Sarno (foto), cineasta importante da produção nacional, receberão homenagens ao lado da cubana Lazara Herrera, documentarista, produtora cinematográfica e peça fundamental no desenvolvimento do Novo Cinema latino-americano e caribenho, e da realizadora colombiana Marta Rodriguez, documentarista cujos trabalhos cinematográficas abrangem os movimentos agrários, sindicais, estudantis, as comunidades indígenas e as culturas afro-colombianas, convertendo-se em testemunhas vivas da história da Colômbia.

Com dupla nacionalidade, francesa e canadense, outro homenageado é Michel Régnier, que realizou mais de uma centena de filmes documentários em cinquenta países, tratando notadamente da cultura, da educação, do desenvolvimento e dos conflitos sociopolíticos, sempre na perspectiva do respeito à diversidade cultural e do diálogo entre as culturas dos povos. O cineasta Humberto Rios, nascido na Bolívia, mas que adotou a Argentina como seu país de referência e nacionalidade e onde está radicado há várias décadas, completa a lista.

Mais informações sobre o encontro internacional no blog oficial.

Arthur Yoffe
@rapadura

Compartilhe

Saiba mais sobre


Notícias Relacionadas