Cinema com Rapadura

Notícias   quarta-feira, 02 de maio de 2012

Cacá Diegues presidirá júri da Caméra d’Or no Festival de Cannes

Cineasta brasileiro terá missão de reconhecer trabalhos promissores de diretores estreantes.

O cineasta brasileiro Cacá Diegues (“Bye Bye Brasil”) foi escolhido para presidir o júri da Caméra d’Or, prêmio do Festival de Cannes que reconhece o melhor filme de um cineasta estreante, entre as produções que participam da mostra competitiva e da mostra Un Certain Regard, além dos longas que são exibidos fora de competição. De acordo com os organizadores do festival francês, a escolha de Diegues se justifica por sua sólida carreira cinematográfica dedicada a retratar a cultura brasileira.

O júri da Caméra d’Or é completado ainda pela jornalista italiana Gloria Satta, o diretor de fotografia francês Rémy Chevrin, o ator de televisão francês Hervé Icovic, o roteirista francês Michel Andrieu e o crítico francês Francis Gavelle. Nas edições mais recentes, o júri foi presidido por nomes como o do ator mexicano Gael García Bernal (“E Sua Mãe Também”) e o do cineasta iraniano Abbas Kiarostami (“Cópia Fiel”).

Criada em 1978, a Caméra d’Or já foi parar na mão de diretores promissores que acabaram ganhando relevância no cinema mundial, como o norte-americano Jim Jarmusch (“Daunbailó”) em 1984, com “Estranhos no Paraíso”, e o inglês Steve McQueen (“Shame”) em 2008, com “Hunger”. O vencedor deste ano será anunciado no encerramento do festival, no dia 27 de maio.

A 65ª edição do Festival de Cannes começa no dia 16 de maio e terá “Na Estrada”, adaptação do clássico norte-americano “On the Road” dirigida pelo brasileiro Walter Salles (“Central do Brasil”), na mostra competitiva. O filme disputará a Palma de Ouro 2012 com outras 21 produções, entre elas “Amour”, do austríaco Michael Haneke (“A Professora de Piano”), e “Cosmópolis”, do canadense David Cronenberg (“A Mosca”).

Saiba Mais: ,

Túlio Moreira
@

Compartilhe


Notícias Relacionadas