Cinema com Rapadura

Entrevistas   terça-feira, 07 de maio de 2019

[ENTREVISTA] Detetive Pikachu | “Agradar aos fãs de Pokémon é o nosso maior objetivo”, diz Justice Smith

Conversamos com o ator que interpreta Tim Goodman no live-action da famosa franquia.

[ENTREVISTA] Detetive Pikachu | “Agradar aos fãs de Pokémon é o nosso maior objetivo”, diz Justice Smith>

Em 2016 foi anunciado que Pokémon, uma das franquias midiáticas de maior sucesso mundial, ganharia um filme live-action. O objetivo seria representar as criaturas de forma fotorrealista, como se elas de fato existissem em nosso mundo, e a trama escolhida para o projeto seria a de “Detetive Pikachu”, jogo anunciado em 2013 e que teve sua versão completa liberada em 2018.

Na trama do filme, similar a do jogo, um Pikachu falante (com voz e captura de movimentos por Ryan Reynolds), que afirma ser um ótimo detetive, encontra o jovem Tim Goodman, o único que consegue entender a criatura. Juntos, os dois partem em busca de Harry Goodman, pai de Tim e dono de Pikachu, que está desaparecido.

Justice Smith, intérprete de Tim Goodman, veio ao Brasil para divulgar “Pokémon: Detetive Pikachu”, e o Cinema Com Rapadura teve a chance de falar com o ator sobre sua relação com a franquia, e sobre o que os fãs podem esperar do filme. Smith, conhecido principalmente por “The Get Down”, série com apenas uma temporada da Netflix (e que, segundo o ator, possui um grande apoio dos fãs brasileiros) tem apenas 23 anos, e cresceu com a febre Pokémon.

Quando a ideia do live-action chegou a ele, Smith achou que já estava na hora do filme acontecer, e que a franquia merecia isso. Mas, quais as chances de uma adaptação de um jogo, principalmente com uma proposta tão ousada de trazer os Pókemon para a vida real, darem errado? O receio não foi algo exclusivo dos fãs que receberam a notícia do projeto, mas foi algo que Justice também sentiu. No entanto, a história era tão boa, e seria uma oportunidade tão única, que o ator não poderia deixar passar.

O receio em relação ao filme parece ter se dissipado quando o primeiro trailer do longa foi divulgado, e Smith afirma que pôde sentir isso com a interação do público, que em sua maioria, respondeu positivamente aos Pokémon ultra reais (e até um tanto desconcertantes). As criaturas, claro, não existem de verdade, e isso se mostrou um desafio para Justice, que muitas vezes atuava completamente sozinho, imaginando personagens que seriam adicionados depois.

Mas antes que os trabalhos começassem, Smith teve de encontrar com o intérprete de seu amigo detetive, Ryan Reynolds. Conhecido atualmente por dar vida à Deadpool nos cinemas, Reynolds fez o trabalho de captura de movimentos para Pikachu, assim como emprestou sua voz ao personagem, e se encontrar em um primeiro momento com Justice Smith para discutir a relação a dinâmica do Pokémon com o jovem Tim Goodman foi essencial.

“Ryan na verdade chegou uma semana antes de começarmos a gravar, e ele usou um capacete de captura de movimentos, e fizemos cena a cena com Rob Letterman [diretor], e encontramos nossa dinâmica. E Ryan adicionou várias falas engraçadas, ele é um gênio da comédia, e nós fizemos um workshop de cada cena, para garantirmos que estaria tudo do jeito que queríamos, pra que quando começássemos a gravar, eu pudesse fazer minha parte. Então, quando começamos a gravar, eu tinha que lembrar o que o Ryan estaria fazendo naquela cena, para eu poder completar aquilo”.

A escolha de Reynolds para um papel tão icônico para toda uma geração foi algo que dividiu opiniões. Como alguém que interpreta um personagem como um Deadpool, que fala um palavrão a cada 5 palavras, em um filme para maiores, poderia ser a mesma voz de um personagem tão fofo, e parte da infância de muitos como o Pikachu? Essa contradição certamente faz parte da graça e do apelo que “Detetive Pikachu” parece passar, e contratar Reynolds também se mostra como uma tentativa de atrair um público que não é familiarizado com o fenômeno Pokémon.

Sobre o assunto, o ator de “The Get Down” garantiu que o filme também atrai o novo público, mas que é feito em primeiro lugar para os fãs.

“Quando eu assisti o filme, eu estava com meu time, e eles não conhecem muito sobre Pokémon, e eles imediatamente se conectaram. O filme tem tudo que precisa para os fãs, para que os fãs fiquem felizes, o que é nosso primeiro objetivo. Mas você consegue facilmente entender e se conectar mesmo se você não conhece Pokémon, ele é autoexplicativo”.

Justice Smith, que também foi visto em “Jurassic World: Reino Ameaçado” e estrelará a adaptação “Por Lugares Incríveis” ao lado de Elle Fanning, afirma estar muito animado pelo que “Detetive Pikachu” trará às telonas, e pelo futuro da franquia nos cinemas. O filme já teve sequência confirmada, mesmo antes de estrear, demonstrando confiança da Legendary, Warner Bros. e The Pokémon Company em levar o projeto à frente. Uma graphic novel inspirada na história do filme também será produzida.

“Pokémon: Detetive Pikachu” estreia nesta quinta, 9 de maio, nos cinemas brasileiros, e quem garantir o ingresso na pré-venda, leva um card exclusivo do filme.

Saiba Mais:

Louise Alves
@louisemtm

Compartilhe

Saiba mais sobre


Notícias Relacionadas