Cinema com Rapadura

OPINIÃO   sábado, 06 de agosto de 2005

Clube do Suicídio, O

"O Clube do Suicídio" é mais um suspense oriental que vale muito à pena ser conferido, tanto pelo seu enredo quanto pelo tema abordado.

Sabe aquele filme que você assiste 10 minutos e solta logo aquela famosa expressão "Que filme louco!"? Pois é. "O Clube do Suicídio" está nesse seleto grupo de filmes que possuem um enredo intrigante, com cenas fortes e sem a menor explicação. É comum o suicídio ser abordado em suspenses orientais, tal como nos filmes "Jian Gui" ("A Herança"), "Shutter" e até mesmo "Ringu" (original de "O Chamado"). Ao contrário dos filmes citados, "O Clube do Suicídio" foge à regra por se tratar exclusivamente sobre o assunto e não ser uma mera passagem no roteiro.

54 garotas se atiram nos trilhos de um metrô no Japão. Tal incidente parece ser apenas o início de uma onda de suicídios por todo o país. O Detetive Kuroda tenta encontrar a resposta para esses atos absurdos e se
existe alguém por trás de tudo isso instigando os jovens a tirarem suas próprias vidas. Será que uma simples banda infantil chamada "Desert" tem algo a ver com essas mortes?

Outra diferença bastante visível no filme é a ausência do sobrenatural. Tema chave dos outros suspenses orientais, o sobrenatural foi deixado de lado, mas não completamente. Em algumas cenas coisas estranhas acontecem sem motivo aparente. Essa ausência torna o filme mais realista, que mostra o país num caos, beirando a loucura ou até mesmo por se tornar um modismo entre os indivíduos.

Uma outra característica em filmes orientais, não só no gênero do suspense, é de não haver um protagonista. Isto é, no decorrer da história mudam-se os protagonistas assim como muda-se o rumo da história. Uma herança ou quem sabe uma simples referência ao estilo que o mestre Hitchcok utiliza em "Psicose".

Até certo ponto, temos como protagonista o Detetive Kuroda, vivido pelo experiente Ryo Ishibashi. De repente, percebemos a mudança no centro do enredo para a jovem Koomori, famosa pelo apelido de O Morcego, vivida por Yoko Kamon. Mitsuko, interpretada pro Saya Hagiwara recebe toda a atenção quando sua história é incluida no filme, mas logo o bastão de protagonista passa para o Detetive Murata, interpretado por Akaji Maro. Mudanças essas que não deixam a trama cansativa, pelo contrário, podemos ter várias histórias contadas com a mesma trama de fundo e sob pontos de vista diferentes.

Um filme diferente, com cenas fortes e que mexe com você. Quiçá inaconselhável para pessoas de sangue fraco. Vale a pena ser conferido, assim como todo suspense oriental, que com certeza são mais intrigantes e assustadores.

Bruno Sales
@rmontanare

Compartilhe

Saiba mais sobre