Cinema com Rapadura

OPINIÃO   segunda-feira, 28 de março de 2005

Exorcista – O início, O

Desde que fora confirmada a realização desse filme, esperava-se uma origem que fizesse jus ao que foi mostrado no ótimo "O Exorcista", mas infelizmente não fizeram um bom trabalho.

O que esperar de um filme quer herda um título desse? Algo assustador no mínimo. A impressão que temos ao término do filme é de que já vimos isso em algum lugar. Se os produtores tiveram a intenção de fazer um filme que fosse tão assustador quanto "O Exorcista", infelizmente eles não conseguiram. Nós, grandes apreciadores da 7ª arte, não estamos precisando de uma seqüência ou de um remake ou de uma origem pra tudo pra termos aqueles bons momentos sentados na poltrona do cinema. Mas sim de algo original que mude todos os conceitos de um gênero específico. Apesar de estamos cansados de saber disso, sempre aparece um filme muito clichê para nos deixar insatisfeitos.

O filme mostra Padre Merrin tentando esquecer o passado, vivido durante a Segunda Guerra Mundial, enquanto participa da escavação de uma igreja no Quênia. Neste trabalho ele descobre uma cripta ainda mais antiga que a construção. A partir daí situações de terror começam a tomar conta do vilarejo e o padre volta a vivenciar o que acreditava estar enterrado no seu passado. Foi lá que ele teve seu primeiro contato com as manifestações das forças satânicas.

Como no primeiro filme da franquia, esse apela pro uso da imagem infantil pra aterrorizar mais as pessoas, pelo menos foi o que tentaram. O filme não consegue assustar, nem mesmo consegue impressionar. O uso de rituais feitos pelos quenianos no filme também não impressionam.

Mas vale salientar que o diretor utilizou todos os artifícios para provar (na história) a real presença do satã, como os rituais, o exorcismo e o uso de objetos considerados demoníacos, mas talvez o ponto alto do filme seja a reviravolta que ocorre no final. Os efeitos especiais mais modernos seriam desnecessários pra fazer um bom filme. Tanto que assistimos o original com baixos recursos e efeitos e mesmo assim conseguimos nos assustar ou no mínimo nos surpreender com as cenas fortes.

O roteiro as vezes foge um pouco do contexto. Na maior parte do filme a gente se pergunta "o que diabos isso tem a ver com aquilo?", mas talvez se tentarmos compreender um pouco melhor a história e a origem do mau inserido nela, conseguimos ligar os pontos e ter um bom resultado. Infelizmente isso não é tão fácil de se conseguir e por conseqüência deixar algumas pessoas insatisfeitas com o longa.

No mais, esse é o tipo de filme que gera opiniões controversas, é provável que alguém não concorde com meu ponto de vista, mas ao final de todos os abusos e das várias tentativas de tornar o filme assustador, o mesmo não conseguiu agradar.

Bruno Sales
@rmontanare

Compartilhe

Saiba mais sobre