Cinema com Rapadura

OPINIÃO   terça-feira, 09 de agosto de 2005

Grease – Nos Tempos da Brilhantina

Um filme maravilhoso. Um musical que conseguiu atingir um enorme público e trouxe às telonas toda beleza e carisma de Olívia Newton-John e John Travolta.

Grease foi lançado em 1978, entretanto, a história é ambientada nos anos 50 e retrata os sentimentos e personalidades dos jovens daquela época. Sobre a história, o filme narra o amor de Sandy (Olívia Newton-John) e Danny (John Travolta). O casal se conhece durante as férias de verão. Sandy possuía o romantismo característico das jovens de sua idade. Encantou Danny com sua doçura e meiguice. Este se mostrou tão romântico quanto ela e os dois viveram algo muito especial. Porém, Danny diante de seus amigos fazia a pose do maioral que não ligava para essas coisas do amor e sentimentalismos. Conta para os amigos que ela foi apenas uma transa a mais. Enquanto isso, Sandy toda sonhadora comenta para as amigas o quão doce era Danny e suas promessas de amor. A tão famosa música Summer Nights é cantada para contar essa primeira parte do filme.

Tipicamente da geração 50, os jovens querem mostrar mais sua independência e os homens de modo muito particular gostavam de viver perigosamente. A forma de andar, as jaquetas pretas de couro e o jeito de pentear o cabelo, identificavam como os homens precisavam dessa auto-afirmação. A moda da brilhantina era marcante para a juventude. O detalhe da corrida de carro que Danny realiza mostra como os jovens possuíam certo apego ao seu automóvel e que o carro era um demonstrativo de poder, força e coragem para essa juventude. Basta perceber entre os filmes desse período que o automóvel tem esse importante papel na vida dos garotos. Um bem precioso.

Muito diferente dos homens, as garotas eram românticas e muito sonhadoras, contudo, era uma geração que estava para se libertar dos tabus impostos pela sociedade. Dois personagens de fundamental importância retratam esse contraste da mulher romântica e a “rebelde”. Sandy, como já dissemos, representa a garota sonhadora e terna que se decepciona com Danny ao vê-lo tão diferente daquele rapaz que conheceu no verão, canta magnificamente “Hopelessly Devodet to you”, em uma linda cena que revela mais ainda a bela voz de Olívia Newton-John.

Betty, vivida por Stockard Channing, é uma jovem rebelde que fuma e vive sua liberdade sexual sem se importar com os outros. A princípio zombava muito de Sandy e sua maneira tola de ser, mas depois se tornam amigas. Um ponto muito interessante é a gravidez vivida por Betty, mostrando as loucuras dos jovens que só pensavam no prazer e esqueciam as conseqüências, pois curtir para eles era o mais essencial. Uma mentalidade que dura até hoje. O sexo sem amor começava a ser exaltado durante esse período. A jovem não era tão sentimentalista como Sandy, mas percebemos que mesmo com toda sua rebeldia e liberdade, no fundo, buscava o apoio de seu namorado. Não esperava muito, mas queria viver algo diferente.

O filme conta com um excelente figurino e cenário. Ótimas atuações por parte dos personagens principais e coadjuvantes que de uma maneira geral, todos se saíram muito bons. Grease colocou John Travolta no pico de sua carreira. Esteve brilhante mostrando seu total lado artístico: cantor, ator e dançarino. Algumas cenas que trazem músicas se tornam um pouco aborrecidas, mas não deixam o filme desinteressante e em seguida atrai novamente a atenção para a história.

O comportamento da juventude, seus conflitos e amores foram muito bem postos nesse musical. Interessante ver Sandy dando uma virada em sua vida e se transformando na mulher fatal, toda de preto e com um cigarro na boca cantando “You’re The One That I Want” e deixando Danny de boca aberta. Este também sofre mudanças para conquistar novamente sua amada. Uma cena muito legal de se ver, empolgante e não dá para ficar parado durante essa maravilhosa atuação.

Os adultos e jovens que viram Grease no cinema ficaram encantados, se identificaram com os personagens e lembraram dos seus anos 50 e de como viviam seus sonhos e devaneios. Mesmo hoje após 25 anos do lançamento de Grease, ele se tornou um clássico marcando uma época e uma geração. Isso faz dele um filme para ser apreciado a qualquer momento da vida.

Cinema com Rapadura Team
@rapadura

Compartilhe

Saiba mais sobre