Cinema com Rapadura

OPINIÃO   segunda-feira, 28 de março de 2005

Mar Aberto

Ver um casal de aventureiros flutuando em pleno "Mar Aberto" durante uma hora realmente não é a melhor coisa a se fazer.

Certa vez ouvi em algum lugar que "Mar Aberto" seria "A Bruxa de Blair" no oceano. Agora posso dizer com toda convicção que não. É pior que isso. Pior no sentido de ruim mesmo, pois "A Bruxa de Blair" é uma obra prima do suspense, ao contrário de "Mar Aberto". A história pode até parecer interessante de início, mas ao término do filme você não tem a mesma sensação.

O filme conta a história de um casal que planeja uma manhã de mergulho nas suas curtas férias. Tudo sairia perfeito, se o barco da excursão não os tivesse esquecido em pleno mar aberto.

Uma sinopse curta, mas que já explica tudo. Daí em diante já se pode imaginar os eventos que ocorrem enquanto o casal flutua no mar. Podemos imaginar então que tais eventos farão do filme uma excelente opção, mas aí é que a gente se engana.

O roteiro parece ter sido retirado de uma notícia de jornal, será que realmente foi? Sim, foi baseado em fatos reais. Tamanha estupidez em esquecer um casal de aventureiros no mar realmente aconteceu. Concluindo. Um roteiro simples, mas nada que nos deixe acordado na poltrona. As cenas mais esperadas, que são as dos "temíveis" tubarões, não passam de meras cantigas de ninar.

Os tubarões são as melhores atuações no filme. Eles conseguem ser espontâneos, controlados e exibidos, deixando o casal de lado em algumas cenas. Falando no casal, seus nomes são Susan, interpretada por Blanchard Ryan (?) e Daniel, vivido por Daniel Travis (?). Atores desconhecidos que surpreendem mais na desnecessária cena de nudez do filme. Mais interessante que a história, são as curiosidades das gravações. A atriz Blanchard Ryan por exemplo sempre teve medo de tubarão, então Daniel tinha que entrar na água antes dela em todos os dias de gravação pra mostrar confiança e assegurar de que os tubarões nada fariam à eles.

Se você não tiver realmente nada a fazer, ou simplesmente quer ir ao cinema pra dar uns "amassos" na namorada, "Mar Aberto" é a opção perfeita pra você.

Bruno Sales
@rmontanare

Compartilhe

Saiba mais sobre