Cinema com Rapadura

OPINIÃO   sexta-feira, 13 de maio de 2005

Operação Babá

"Operação Babá" é uma comédia feita à moda antiga que agrada e até consegue fazer a gente abrir aquele sorrisão gostoso na cara. Nada mal depois de tanta comédia ruim que fora lançada.

Uma comédia que parece ser manjada e que lembra muito outras clássicas, mas pra nossa felicidade há aquela pitada a mais que consegue fazer a diferença. Quem pensa que Vin Diesel está no pior papel de sua carreira está completamente enganado. Apesar de fortão e mal encarado, o astro de "Velozes e Furiosos" surpreende e se torna a chave pro sucesso do filme. Outra comédia à parte são as crianças que, apesar de ser a parte mais clichê no filme, tornam uma atividade corriqueira em um inferno na terra.

"Operação Babá" mostra a vida de um oficial da marinha norte-americana se tornar um verdadeiro inferno ao receber o terrível objetivo de cuidar dos filhos do seu parceiro de guerra que foi assassinado em uma missão. Shane Wolf (Diesel) chega à residencia dos Plummers achando que tudo será fácil e que tudo terminará bem, mas além de ter que enfrentar os medos e desejos das crianças, Shane terá que agir contra um inimigo desconhecido que busca algo que está entre a família.

Dirigido por Adam Shankman, o longa é uma atração pra toda a família e com certeza qualquer adolescente ou criança que for assisti-lo se identificará com algum dos personagens, seja o bebê danado, a garotinha esperta, o garoto cheio de segredos ou a adolescente que extrapola os limites. Adam mostra que além de dramas, consegue também fazer sucesso com uma comédia. Em "Um Amor pra Recordar" o diretor fez homens chorarem ao verem o drama do casal protagonista. Parceiro de sucesso de Steve Martin, Adam dirigirá o ator novamente, após "A Casa Caiu", em "Doze é Demais 2".

Sem muito rigor, o roteiro peca apenas nas coincidências, mas nada que afete o decorrer do enredo. Os roteiristas Thomas Lennon e Ben Garant já trabalham juntos há um bom tempo. Desde dos seriados de TV "The State" e "Reno 911" os dois mostram as caras. Passaram a trabalhar no cinema no tolinho "Taxi", com a presença dispensável da modelo brasileira Gisele Bundchen. Ambos conseguiram mais empenho em "Operação Babá" e pretendem continuar com o jeito comédia de ser com o remake de "Se Meu Fusca Falasse".

A atração do filme é realmente Vin Diesel. Assim como The Rock demonstrou flexibilidade ao atuar em papéis carismáticos em "Bem-vindo à Selva" e "Be Cool – O Outro Nome do Jogo", Vin Diesel pareceu se adaptar bem nesse estilo que difere bastante de todos os seus filmes anteriores. Você cinéfilo pode achar que o personagem não tem carisma, mas é nesse ponto que Diesel se torna engraçado, pois ele age das formas menos convenientes no cotidiano das crianças e com a mesma cara séria de sempre.

Se ao assistir o filme você lembrar de "Uma Babá Quase Perfeita" ou similares, não será mera coincidência, mas não procurem comparar, procurem apenas curtir.

Bruno Sales
@rmontanare

Compartilhe

Saiba mais sobre