Cinema com Rapadura

OPINIÃO   segunda-feira, 27 de junho de 2022

Homem x Abelha: A Batalha (Netflix, 2022): divertidamente desesperador

Mr. Bean... quer dizer, Rowan Atkinson retorna com o seu impecável humor físico para uma guerra sem precedentes contra uma… abelha!

Imagine você tendo que cuidar de uma mansão de luxo por uma semana, enquanto os proprietários ricos estão viajando. Ser pago para comer, dormir, limpar algumas coisas e vigiar o cachorrinho adestrado, à primeira vista parece um trabalho dos sonhos. Agora imagine se uma simples abelha resolve te acompanhar nessa jornada e, como um furacão, acaba transformando a “colônia de férias” num completo desastre. Pois essa é premissa que acompanha Rowan Atkinson no divertido “Homem x Abelha: A Batalha“, lançamento da Netflix que promove a volta do ator inglês ao humor físico que ele consolidou com Mr. Bean, e que aqui demonstra não estar nem um pouco enferrujado.

Escrita pelo próprio Rowan Atkinson em parceria com Will Davies, esta comédia de erros e consequências devastadoras aposta na dinâmica do intérprete de Mr. Bean, agora com mais diálogos, para dar vida ao protagonista Trevor, o atrapalhado housesitter. Ciente de sua previsibilidade, a narrativa não se importa em começar pelo fim, mostrando o empregado sendo julgado por diversos crimes, impulsionados já sabemos por quem ou o quê. Essa opção, não só serve para alimentar a curiosidade do público como reforça o nível de desastre causado pela guerra entre Trevor e o indestrutível Zangão. O que vem a seguir apenas comprova o tamanho do estrago.

Apesar da ausência de novidades ou plot twists, a série mostra que, mesmo fazendo o simples, é uma das boas surpresas no catálogo da Netflix, reunindo elementos infalíveis para conquistar a audiência. Os nove episódios são bem curtinhos — cada um com aproximadamente 12 minutos, o que torna fácil o consumo pela geração atual. Piscou, acabou! Em tempos de debate sobre qual o limite do humor, a série traz um estilo de comédia leve e agradável, pautada por poucas falas e muito humor físico, afinal, o que mais se pode esperar da relação entre um homem e uma abelha. E por fim, a presença sempre carismática de Rowan Atkinson, que, à vontade no papel, faz rir como poucos.

Longe dos holofotes desde 2018 quando atuou emJohnny English 3.0, o inglês de 67 anos, sob a batuta do diretor David Kerr, está de volta ao ambiente que lhe é familiar e sem fazer muito esforço transforma a série num passatempo bem-humorado. Sua interação com objetos inanimados altamente tecnológicos, o cachorro Cupcake e a abelha do título resultam em momentos impagáveis. Os clássicos movimentos de dança como quando o inseto entra em sua roupa também é uma fórmula comprovadamente hilária. Além disso, sobram pequenos momentos para estabelecer uma relação afetuosa e verdadeira com a filha Maddy (India Fowler).

Outro mérito da narrativa é conseguir provocar certo desespero no espectador com sequência esperadas. Sabe-se que a tragédia vai acontecer antes mesmo do protagonista, pois as pistas são reveladas logo no primeiro capítulo. Então, resta ao público permanecer à espera dos problemas que virão e das soluções absurdas que Trevor buscará para resolvê-los. Mais interessada no desenvolvimento do que na introdução e no desfecho, o final da série, como é de se imaginar, não apresenta uma resolução inesperada, mas nem por isso frustra a experiência ao longo dos episódios. “Homem x Abelha: A Batalha” é a única guerra possível para dar risada.

Renato Caliman
@renato_caliman

Compartilhe