Cinema com Rapadura

OPINIÃO   sábado, 19 de fevereiro de 2022

Rabbids: A Invasão – Missão para Marte (Netflix, 2022): alucinada aventura para as crianças

Animação dos personagens da Ubisoft é uma aventura leve e deve conquistar o público infantil com o humor físico dos coelhos insanos.

Os Rabbids surgiram em 2006 no mundo dos videogames em “Rayman Raving Rabbids”, como inimigos de Rayman, da Ubisoft. A popularidade dos personagens fez com que eles ganhassem diversos jogos como uma franquia independente, partindo de “Rabbids Go Home”. Já em 2013, os coelhos insanos alcançaram a televisão, em parceria com a Nickelodeon, em “Rabbids Invasion”. Agora, chegou a hora deles na Netflix com “Rabbids: A Invasão – Missão para Marte”. O projeto nasceu como um especial de TV e passou a ser distribuído pela plataforma de streaming.

Dirigida por Franz Kirchner (da série “Rabbids: A Invasão”, que também está disponível na Netflix), a animação de produção francesa conta a história do cientista Frank Nebuloso, dono de uma grande empresa de tecnologia espacial, que decide que é hora de conhecer Marte mais de perto. A proposta é levar um equipamento que deve oxigenar a superfície do planeta vermelho, permitindo que humanos possam viver por lá.

É claro que ele tem um plano maligno por trás e, ao invés de levar robôs, ele decide recrutar quatro Rabbids para a missão. Os coelhos são muito burros, porém praticamente indestrutíveis, por isso não precisam utilizar trajes espaciais. A trama é direcionada a um coelho em específico, que tem uma vasta barba para se diferenciar, e é muito mais inteligente do que os outros. Ele sonha em conhecer o espaço, criando assim um tipo de amizade com Olívia e João, funcionários da empresa de tecnologia, que o ajudam a fazer parte da missão.

É inevitável comparar os Rabbids com os Minions. As duas “espécies” apenas balbuciam palavras, e nas suas respectivas histórias, os poucos diálogos são reproduzidos apenas pelos humanos. Para evitar uma história monótona, a trilha sonora e os efeitos de som são caprichados. Tudo é muito visual.

O roteiro de Howard Read aposta nas piadas rápidas, que já deram certo para os personagens nos games, com foco na comédia física e na maneira desajeitada que os coelhos, não tão espertos, vivem a vida. A trama de apenas 70 minutos pode parecer curta, mas é suficiente para não cansar o espectador. Já o estilo da animação evita o realismo, dando características de cartoon para a modelagem dos seus personagens, sem respeitar a física e de forma bem lúdica.

Com uma narrativa simples e um tipo de humor perfeito para agradar as crianças, “Rabbids: A Invasão – Missão para Marte” é um rápido e eficaz entretenimento. Visando a popularidade dos personagens, a mais nova tentativa da Ubisoft de ampliar o público dos coelhos foi bem sucedida.

Fábio Rossini
@FabioRossinii

Compartilhe