Cinema com Rapadura

OPINIÃO   segunda-feira, 06 de setembro de 2021

Single Parents (2018-2020): gostosa como um bolo de chocolate

Comédia familiar tem fantástico elenco com invejável química, trazendo humor e sarcasmo a situações rotineiras e surpreendentes da vida de pais e mães solteiros.

Single Parents” é uma série de apenas duas temporadas disponível no Disney Plus, sobre um grupo de pais e mães solteiros tentando tocar a vida com seus filhos. O grupo de quatro pessoas recebe uma adição inesperada no piloto, quando Will (Taran Killam) é o novo divorciado da área e os pais resolvem ajudá-lo a perceber que ele não precisa abandonar tudo sobre si mesmo para conseguir cuidar da filha.

Com pitadas de “Modern Family” (mas nunca tão bom quanto), o grupo vai além de auxílio mútuo com rotinas de criação de crianças, criando humor quando seus membros desabafam entre si sobre as dificuldades e surpresas que aparecem na vida de paternidade.

A série conquista pelo humor que consegue tocar em assuntos emocionais entre pais e filhos de forma leve e sarcástica, sem medo de abraçar a proposta excentricidade de personagens tão distintos entre si, mas unidos na missão de apoio recíproco por não terem um cônjuge para dividir a imensa quantidade de responsabilidades com a qual precisam arcar. Qualquer espectador que se encontrar na mesma situação vai achar um alento ao ver sua vida espelhada de uma forma ou de outra na tela de maneira bem-humorada e positiva.

O texto pode não ser revolucionário, mas o elenco é tão absurdamente bom que tudo funciona. O boboca Miggy (Jake Choi), a feminista Poppy (Kimrie Lewis), a ex-festeira Angie (Leighton Meester), o tradicional machão Douglas (Brad Garrett) e o alegre Will compõem uma trupe que usa suas diferenças para criar interações simultaneamente encantadoras e ácidas. Cada um traz as peculiaridades de seus personagens como diferentes ingredientes para uma receita de bolo de chocolate. Pode não ser considerado refinado, mas quase todo mundo gosta.

Entretanto, a série brilha de verdade é no seu fantástico elenco mirim. Seguindo a fórmula de cada um ter sua personalidade distinta, as crianças conseguem entregar personagens legítimos e que abraçam seus traços individuais com tamanho afinco que é impossível não gostar deles. Muitas vezes, acabam roubando as cenas dos adultos, seja com as duronas gêmeas Emma e Amy (Mia e Ella Allan, respectivamente), que tem um talento sobrenatural para engenharia; o poço de otimismo Graham (Tyler Wladis); a precoce Sophie (Marlow Barkley); ou o estiloso Rory (Devin Trey Campbell). São crianças demasiadamente espertas para suas idades, que demonstram talentos natos advindos de suas personalidades, tudo com interações naturalmente respeitosas, o que gera uma atmosfera de positividade muito bem-vinda. É notável como esta série celebra a individualidade e, assim, a pluralidade inerente ao ser humano; ilustrando como pessoas podem vingar e florescer se tiverem seus talentos e gostos incentivados.

Infelizmente, a série foi cancelada após duas temporadas e o final da segunda não serve como um bom fechamento para a história completa, mas funciona o bastante. Sem tentar inovar o gênero de sitcoms de família, a obra mergulha sem medo na proposta adoravelmente boboca de usar situações de pais e mães solteiros para criar humor que inspira empatia e positividade. Com um texto sagaz e uma química fora de série entre todo o elenco, “Single Parents” é formada por 45 episódios de leveza na alma, sempre um ótimo paliativo em tempos sombrios.

Bruno Passos
@passosnerds

Compartilhe