Netflix vai passar a exibir propagandas na sua plataforma? Sim e não!
Bom, pelo menos a princípio, a idéia não é de todo ruim.
Não é novidade para ninguém que eu sou apaixonado pela Netflix. A sua entrada no mercado nacional mudou a forma que muitos brasileiros assistem séries e filmes, fazendo com que a maioria dessas pessoas desistisse de fazer downloads ilegais. Eu mesmo já defendi a empresa quando ela aumentou 2 reais em sua mensalidade e critiquei a postura da empresa em querer comprar briga com o cinema.
A polêmica da vez gira em torno da tentativa da empresa em inserir propagandas na sua ferramenta. Uma dos diferenciais do serviço é você pode assistir aos conteúdos sem ser importunado com propagandas. Lembra quando o Youtube também era assim? Sinceramente? Eu não consigo me lembrar, pois já me acostumei a pular as propagandas do serviço de vídeos do Google. A propaganda incomoda tanto, que o Youtube vai criar uma assinatura mensal para você pagar para não ter que ver propagandas. Alguns sites começaram a receber mensagens de usuários comentando que antes de começar a ver algo na Netflix, aparecia uma propaganda. Foi relatado que, inicialmente, os anúncios foram exibidos no aplicativo para Xbox One. Depois, as propagandas também apareceram nos apps para Roku e Tivo, dois dispositivos bastante populares nos Estados Unidos que fazem a função de Smart TV.
É REAL! A empresa de streaming está testando a exibição de propagandas que aparecem antes e depois daquele programa que você vai assistir. A própria empresa confirmou a informação dizendo que fazem testes constantes, assim como outras companhias que mexem diretamente com tecnologia. Por enquanto, os assinantes do serviço podem ver anúncios exclusivamente de séries produzidas pela própria Netflix. Nada de comercial de terceiros. Se você vai assistir um episódio de FRIENDS, a ideia da Netflix é passar um trailer de, por exemplo, Unbreakable Kimmy Schmidt, série de comédia produzida pela empresa. Talvez você goste do vídeo e passe a acompanhar também essa nova série. A ideia é interessante. O perfil da Netflix no Twitter até soltou a seguinte mensagem:
Depois que eu soltei no Twitter que a empresa estava começando a passar propagandas, veja a reação de alguns leitores:
Viu a reação, né? Se o sistema de propagandas for algo irreversível, surgiu até uma sugestão interessante:
O brasileiro odeia propagandas, principalmente em algo que você já está pagando (se no grátis o povo já reclama, quiçá no pago). Se a Netflix estava colhendo feedbacks, acredito que essa revolta da população seja um bom termômetro pra ela pensar muito bem nas suas decisões. Eu não acho de todo ruim, mas fico com meus dois pés atrás. Só o que faltava é a gente ter que pagar um outro plano pra não ter que ver propagandas. -_-