Cinema com Rapadura

Acme   sexta-feira, 05 de abril de 2013

O caso do aumento de 2 reais na mensalidade da @NetflixBrasil

Nós e a mania de não darmos valor ao que realmente vale a pena.

Netflix

Qual o problema de alguns brasileiros? Eu me faço essa pergunta sempre e não me excluo do objeto do questionamento. Recentemente, a Netflix Brasil anunciou que iria aumentar em 2 reais a mensalidade dos seus serviços. Passaria a ser 16,90 reais por mês.  Esse aumento gerou um grande barulho nas redes sociais. Algumas pessoas começaram a questionar os motivos e que isso era inadmissível. É sério! Eu não sou patrocinado pelo serviço (bem que eu gostaria), mas acredito que algumas explicações se fazem necessárias. Vou explicar algumas coisas em tópicos:

O que é a Netflix?

A Netflix é uma empresa norte-americana que chegou ao Brasil oferecendo a possibilidade de assistir aos filmes/séries/desenhos através da Internet, com o sistema de streaming. Você pode assistir qualquer coisa on-line, seja no seu PC, celular, tablet, videogame e até na TV.

Por que vale a pena pagar?

O catálogo de filmes é excelente. No começo da empresa aqui no Brasil, muitos falavam que era a nova “Sessão da Tarde” por terem um acervo de clássicos dos anos 80 e 90. Eu nunca achei isso problema, afinal pagar R$ 14,99 mensalmente para ter acesso a muitos clássicos e uma infinidade de desenhos e séries valia a pena. Por exemplo: sabe DuckTales? Passava no SBT de forma totalmente desordenada. Agora, na Netflix, podemos assistir na ordem correta dos episódios. Isso vale para Chaves, Bob Esponja, X-men e até O Mundo de Beakman. Se for falar de séries, o catálogo é gigante: Lost, 24 horas, The Office, Californication, Dexter, Breaking Bad, Sherlock e muito mais. Não vou nem falar de filmes, pois a lista é gigante. Mas posso dizer que vai desde o ótimo Jogos Vorazes até o clássico Curtindo a Vida Adoidado.

Por mais que não tenha os lançamentos de cinema e a pirataria seja um concorrente bastante desleal, tem coisa que você só encontra na Netflix. Até filmes/desenhos clássicos dublados.

Será que esse acervo todo não vale a pena por apenas 17 REAIS POR MÊS? Sério?

Netflix

O que a Netflix está mudando na nossa cultura online?

O brasileiro adora tirar proveito da situação. Se ele pode baixar um filme online, por que ele pagaria por um serviço que oferece algo que pode ser encontrado na internet? Aí é que está o pulo o gato. É um saco baixar filmes/series, encontrar legendas que combinam com os arquivos e etc. O motivo correto para apostar na Netflix é que baixar filmes é algo ilegal, mas o que eu vejo de comentários de muitos amigos é porque é cômodo. Muitas vezes eu tenho o filme que tem na Netflix na prateleira, mas acabo não assistindo. Só o fato de estar ali disponível e com a distancia de um click, acabo assistindo.

O costume está mudando. O fato de eu começar a assistir uma série no iPad e continuar depois de onde eu parei no PC é uma mudança de paradigma.

Por que algumas pessoas falam mal do serviço?

Ah, mas só tem filme antigo“. Esse tipo de comentário é o mais comum de se encontrar por aí. Na verdade, o cara nem deve conhecer o serviço, mas ouviu de alguém e pegou a verdade pra si. As coisas mudaram. O catálogo só aumenta e a quantidade de séries que estão sendo disponibilizadas fazem valer a pena todos os poucos reais que pagamos.

Ah, mas só tem série ruim“. Breaking Bad, Lost, Dexter, 24 Horas, Greys Anatomy, The Office, Friday Night Lights e muito mais. Séries ruins? Rá. Esse papinho não cola.

Eu não vou pagar, pois não uso quase nada“. Tem filhos? Sobrinhos? Vale muito para eles. Tem desenhos aos montes. Só o fato de eu poder, DEITADO NA MINHA CAMA, escolher alguma coisa aleatória para assistir no meio de uma carrada de opções, já é um diferencial gigante.

Ah, mas a minha internet é ruim“. É, aí não tem jeito.

Qual o problema do brasileiro?

Brasileiro adora reclamar. O aumento da mensalidade foi de 2 REAIS e as pessoas reclamaram desesperadamente como se fosse o fim do mundo. Mermão, você paga muito mais que isso só de taxas de cartão de crédito e as vezes nem percebe que pagou. Não entendo os motivos para essas reclamações exacerbadas. Sério, é um serviço tão bom e que está mudando os costumes do brasileiro, por que temos que dificultar as coisas? Falaram que esse aumento foi por causa do governo, mas a empresa desmentiu e disse que o aumento seria para financiar a entrada de novos títulos no catálogo. Aliás, se você quiser saber mais sobre o que a Ancine está querendo fazer, creio que esta leitura seja necessária.

Alguns filmes e séries são excluídas do catálogo as vezes sem aviso prévio. Isso é uma das maiores críticas para o serviço. Mas sejamos sensatos! Se você tem uma série que é pouquíssimo assistada, porque continuar pagando a licença? Acredito que é uma forma de manter o conteúdo bem rotativo. Ao mesmo tempo que saem alguns títulos, outros entram ou são renovados. Por mais que a Netflix tenha alguns problemas, eles são bem pequenos se comparados ao tamanho do serviço.

“Só tem filmes antigos”, “não tem lançamentos das locadoras”, “não encontro o filme que eu queria ver”, “nos Estados Unidos o conteúdo é melhor”. A verdade é que brasileiro adora reclamar.

Eu pago os 17 reais com maior satisfação do mundo. Diferente das contas de celular (100 reais) e TV por assinatura HD (200 reais) que eu pago com raiva.

Acho que as vezes as pessoas esquecem que pagam 17 reais (sendo bem generoso) para ver um filme no cinema. Sem falar que você paga não só isso, mas estacionamento, pipoca (ou qualquer outro tipo de comida), gasolina (ou passagens de ônibus). Será que não vale a pena?

Mentalidade diferente da empresa

A Netflix foi tão gente boa com as pessoas que apostaram no serviço desde o começo, que ampliaram o valor tradicional em 4 meses. Olha só a mensagem que eles mandaram:

Aviso - Netflix

Quando Reed Hastings, presidente da Netflix, disse que “os brasileiros ainda não entenderam como o serviço de vídeos funciona“, eu concordei totalmente. Ele disse: “Para a maioria das pessoas no mundo, a TV pela internet é uma coisa estranha. É uma ideia nova. Mas, por ser algo novo, as pessoas estão testando o Netflix e fazendo um ‘boca-a-boca’, o que tem sido muito bom para nós. Leva-se alguns anos nos novos mercados que entramos para que os usuários aprendam a usar o serviço“.

Vamos apostar na idéia, incentivar e divulgar. Se o serviço crescer, com certeza teremos muito o que comemorar.

Saiba Mais: ,

Jurandir Filho
@jurandirfilho

Compartilhe

Saiba mais sobre


Notícias Relacionadas