Cinema com Rapadura

Acme   sexta-feira, 16 de abril de 2010

Acessibilidade no cinema, pelo menos em uma tirinha

O cinema é um lugar para todos. TODOS MESMO!

Existe um direito constitucional no Brasil que pouca gente conhece: ir, vir e permanecer. Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade. É livre a locomoção no território nacional em tempo de paz, podendo qualquer pessoa, nos termos da lei, nele entrar, permanecer ou dele sair com seus bens. Uma pena que isso não é muito praticado.

Alguns cinemas não possibilitam acessibilidade pra pessoas com necessidades especiais. E não estou falando apenas de deficientes físicos, mas de você, caro leitor, por exemplo, se quebrar uma perna, dificilmente você conseguiria subir aquela enormidade de escadas até chegar à sua sala dentro dos populares multiplexs.

No RapaduraCast, nós já discutimos sobre o assunto e os ouvintes comentaram com suas experiências. Para exemplificar bem os problemas de acessibilidade em algumas salas de cinema, segue uma tirinha que retrata bem as dificuldades dos cadeirantes. Vale lembrar que não é generalizando, existem salas que são bem preparadas para receber qualquer tipo de público, mas boa parte se limita ao básico e obrigatório. Que tal mudar a concepção das coisas? Créditos da tirinha para Cristina Eiko. Clique na imagem abaixo para ampliar e conseguir ler melhor as letrinhas:

startrek01_port

Saiba Mais:

Jurandir Filho
@jurandirfilho

Compartilhe


Notícias Relacionadas