Cinema com Rapadura

Notícias   segunda-feira, 12 de junho de 2023

[ENTREVISTA] Flamin’ Hot | Eva Longoria, Jesse Garcia e Annie Gonzalez ressaltam o valor da comunidade por trás do produto

Longa conta a história de Richard Montañez, criador do Cheetos Picante.

[ENTREVISTA] Flamin’ Hot | Eva Longoria, Jesse Garcia e Annie Gonzalez ressaltam o valor da comunidade por trás do produto>
(Imagens: Disney, Searchlight Pictures)

Cada vez mais, filmes sobre produtos e marcas vêm se consolidando como tendência forte em Hollywood. Nos últimos anos, diversos lançamentos tiveram esse enfoque, desde marcas bilionárias até produtos descontinuados. O mais recente é “Flamin’ Hot“, que chegou ao Star Plus na última semana e conta a história por trás da criação do Cheetos Picante (“flamin’ hot cheetos” no original). Com direção de Eva Longoria, o elenco tem Jesse Garcia no papel do protagonista Richard Montañez e Annie Gonzalez como sua esposa Judy, e acompanha a jornada do protagonista de zelador de uma fábrica de salgadinhos até diretor de marketing internacional da marca.

A convite da Disney, o Cinema Com Rapadura entrevistou Longoria, Garcia e Gonzalez, que falaram sobre o processo de desenvolvimento e enfoque do filme, dar vida a personagens baseados em pessoas reais e como eles enxergam a tendência de filmes sobre produtos em Hollywood. O filme, aliás, é um dos primeiros créditos de Longoria como diretora, ela já uma atriz e produtora de carreira consolidada e extremamente respeitada na indústria. Para ela, no entanto, dirigir é conciliar o melhor das duas carreiras:

“As pessoas sempre acham que eu sou uma atriz que virou diretora, mas sempre fui produtora e diretora que virou atriz. Sou fascinada com o trabalho por trás das câmeras desde que cheguei em Hollywood. Alguns dos meus primeiros trabalhos foram como assistente de produção, produzindo eventos, séries de comédia, estagiando, correndo para trazer café… Sempre me fascinei por como fazer um projeto acontecer. Gosto de dirigir porque fica no meio. Você tem que ser um bom produtor para ser um bom diretor, e acho que você tem que ser um bom ator para ser um bom diretor. Tem que deixar um pé em cada mundo, mas acho muito empoderador.”

Apesar do nome do filme, ela faz questão de deixar claro que a história não é sobre o produto em si, mas sobre a comunidade que se junta ao redor de Richard. Sua inspiração vem ao perceber que não existem produtos voltados para o mercado latino nas prateleiras dos supermercados. Até aí, o espectador pode até se esquecer que é um filme sobre o Cheetos Picante, o foco sendo sempre na relação do casal protagonista. Esse foi o foco de Jesse Garcia ao criar seu personagem:

“Para mim, o importante sempre foi contar a história do Richard. Eu não estava preocupado com o produto de forma alguma. Para mim, o filme é sobre a relação de Richard com Judy e com as crianças, sobre a comunidade. Contar essa história. Acho que a história de amor entre Richard e Judy é a história principal, e o surgimento do Cheetos Picante foi algo que surgiu como consequência disso.”

O mesmo vale para Annie Gonzalez. Judy é a grande força motriz do filme, que fornece a base sobre a qual Richard pode construir uma carreira. Um clássico exemplo de mulher forte, ela buscou inspiração na própria Eva Longoria:

“Eva é o exemplo de mulher forte, é a capitã do nosso barco! Todos os dias no set, ela era muito específica com relação ao que ela queria da personagem. Isso fez com que o que estava escrito no roteiro viesse à tona de uma forma muito fluida, então foi fácil contar a história de Judy e da relação dela com Richard.”

A diretora, no entanto, rechaçou. “Eu não fiz nada!”, diz aos risos e enchendo a bola de seu elenco:

“Annie é o coração do filme, e muito disso é por conta da essência dela. Quando ela chega em um lugar, é sempre só amor e coração. Nos testes, quando ela fez o dela, para mim foi fácil. ‘Opa! Aí está nossa Judy!'”

“Flamin’ Hot” teve seu lançamento mundial durante o festival SXSW, dividindo os holofotes com diversos outros filmes. entre grandes franquias e filmes sobre produtos, Longoria notou o timing de seu filme, mas remonta a história do projeto, que esteve em desenvolvimento por sete anos:

“É engraçado, filmamos esse filme dois anos atrás, mas ele esteve em desenvolvimento por sete anos. Então acho que a ideia por trás desse filme não foi exatamente estar alinhado com nenhuma tendência no futuro. Era apenas uma história linda. E ninguém entrou nesse projeto para contar a história do Cheetos Picante. Eu fiquei fascinada com a história de Richard. Ele escreveu dois livros de memórias e trabalhou nessa empresa por mais de 40 anos. Ele é fascinante. Então acaba sendo um pouco irônico, pois quando lançamos ‘Flamin’ Hot’ no SXSW, havia também ‘Air’, ‘Tetris’, ‘Blackberry’, nós… Eram realmente muitos filmes sobre produtos. Mas nós somos um dos únicos filmes sobre produtos que te deixam com vontade de ir comprar o produto após assistir! Não tem nenhuma história horrível sobre como algo deu errado, mas não aqui. O nosso é otimista, tem um final bem feliz.”

“Acho que podemos até ter começado essa tendência,” diz Jesse Garcia sobre o fato de “Flamin’ Hot” ter estado em desenvolvimento por tanto tempo. O produto retratado é de fato o mais acessível dentre todos que ganharam filmes recentemente, e é inegável que deixa o espectador com vontade de consumir. Bem-humorada, Longoria jura que não foi intencional:

“Acho que é subconsciente. As pessoas vêem o filme e ficam bem, aí fazem a correlação. Porque é ‘o sabor que você conhece, mas a história que você não conhecia. E, sabe, é o lanche líder no mundo, um produto multibilionário. Então para nós é muito legal saber que as pessoas vêem o filme e pensam ‘Poxa, estava comendo isso agora há pouco!’

“Flamin’ Hot” já está disponível para streaming pelo Star Plus – leia nossa crítica.

Saiba Mais: , , ,

Julio Bardini
@juliob09

Compartilhe


Notícias Relacionadas