Público americano tem sentimentos conflitantes sobre streaming com anúncios, segundo novas pesquisas
Planos premium e planos com anúncios estão gradualmente sendo inseridos no mercado.
(Imagem: Getty Images)
Ano após ano, o streaming vem mudando a forma de se consumir conteúdo em vídeo e, agora, esse setor deve passar por uma nova mudança. Algo considerado pelas principais plataformas do ramo desde seus lançamentos, planos premium (sem anúncios) e planos mais em conta (com anúncios) estão gradualmente sendo inseridos no mercado, e o público americano começa a dar suas primeiras reações sobre.
Primeiro, uma nova pesquisa da Luminate (via Variety) indica que, em geral, os consumidores estadunidenses não se importam com a presença de anúncios nos serviços que assinam. Os dois principais fatores que influenciam a escolha por um plano seriam custo-benefício e a variedade de conteúdo disponível, segundo o estudo. Outro dado relevante cerca de um terço de todo o público americano ter aderido ao “cord-cutting” – prática de cancelar TV a cabo ou via satélite para priorizar o consumo em streaming. Foram ouvidas 4.004 residentes dos EUA entre 16 de março e 11 de abril.
Já outra pesquisa, agora conduzida pelo Fandom (via Deadline), entrevistou 1.000 fãs de entretenimento para identificar suas percepções sobre planos com anúncios no mercado de streaming. 57% concordou com a seguinte afirmação: “Tenho interesse em assinar nenhum serviço por assinatura que tenha anúncios“. 17% se identificou com outra afirmação: “Tenho interesse em pagar menos por um plano bancado por anúncios se não houver plano gratuito“.
Dentro da mesma amostra, 54% do público ouvido afirmou pagar apenas por serviços de streaming que não têm anúncios, enquanto apenas 8% afirmou pagar apenas por serviços que são bancados por anúncios. Cerca de 38% das pessoas afirmaram pagar por ambos os tipos.
Os resultados conflitantes das duas pesquisas são indicativo do cenário ainda incipiente de planos com anúncios nos serviços de streaming nos EUA. Apenas agora as grandes plataformas vêm considerando a ideia de adicionar propagandas à sua programação, com a Disney já tendo confirmado a estreia de um plano dessa modalidade no Disney Plus, na mesma semana que os serviços de streaming da gigante de mídia superaram a Netflix em número de assinantes.
Seja como for, o alcance do streaming ainda deve aumentar muito nos próximos anos. Durante julho, a audiência do streaming superou a de TV aberta e a cabo nos EUA pela primeira vez, algo que deve se tornar tendência para o futuro.
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