Cinema com Rapadura

Notícias   quinta-feira, 18 de agosto de 2022

Streaming supera televisão em audiência nos EUA pela primeira vez

Consumo segue a tendência do "cord-cutting", prática do cancelamento de canais a cabo para assinar streaming.

Streaming supera televisão em audiência nos EUA pela primeira vez>
(Imagem: Getty Images)

O futuro chegou mesmo. Os serviços de streaming superaram a audiência da televisão nos EUA pela primeira vez, segundo nova pesquisa da Nielsen (via Variety). Os dados indicam a superioridade do conteúdo em streaming em relação tanto à TV a cabo, quanto a canais abertos. A Nielsen é semelhante ao antigo IBOPE, que media a audiência televisiva no Brasil por anos.

Durante o mês de julho, o streaming representou um recorde de 34,8% de consumo total dentre os domicílios americanos, enquanto TV a cabo e aberta ficaram em 34,4% e 21,6%, respectivamente. A audiência do streaming já havia superado a da TV aberta antes, mas essa é a primeira vez que ela supera também a da TV a cabo.

No período, a Netflix novamente liderou a corrida pela audiência no streaming, com 8,8% do consumo da categoria. Em seguida vêm YouTube, com 7.3%, e o streaming americano Hulu, com 3.6%, ambos também oferecendo conteúdo ao vivo dentro de suas plataformas. O quarto lugar ficou com o Amazon Prime Video, com 3% da audiência, seguido por Disney Plus, com 1.8%, e HBO Max, com 1%. Os 10,2% restantes de share ficaram por conta de outras plataformas de streaming menores.

Entre os motivos que o relatório traz em relação ao streaming ter superado a TV por assinatura, pela primeira vez, está a falta de conteúdos e programas atrativos na TV tradicional, como evento esportivo, uma vez que os esportes mais importantes no país ainda estão em pré-temporada. O que gerou pouco interesse dos americanos pela televisão tradicional.

No geral, audiência do streaming em julho aumentou 3.2% se comparado a junho. O consumo foi de cerca de 191 milhões de minutos por semana, e cada uma das cinco semanas medidas em julho de 2022 agora são também cinco dos seis maiores volumes de audiência da modalidade, segundo a Nielsen.

As comparações da Nielsen aqui incluem apenas programação vista em TVs e TVs conectadas à Internet – não leva em consideração o streaming móvel ou da web.

O mercado de streaming ainda deve passar por mudanças consideráveis, contando com a fusão entre HBO Max e Discovery Plus e a entrada do YouTube como hub de acesso a diversos serviços da categoria. Já na televisão, o consumo segue caindo segundo a tendência do “cord-cutting”, prática do cancelamento de canais a cabo para assinar streaming.

Saiba Mais: , , , ,

Julio Bardini
@juliob09

Compartilhe

Saiba mais sobre


Notícias Relacionadas