Cinema com Rapadura

Notícias   terça-feira, 15 de outubro de 2019

Martin Scorsese volta a criticar filmes da Marvel: “Eles estão criando um público que acha que cinema é isso”

Robert Downey Jr, Samuel L. Jackson, Karen Gillan e Scott Derrickson deram suas opiniões sobre a polêmica.

Martin Scorsese volta a criticar filmes da Marvel: “Eles estão criando um público que acha que cinema é isso”>

Martin Scorsese reiterou suas observações originais sobre o Universo Cinematográfico da Marvel. Durante uma conferência de imprensa ocorrida no último domingo (13) – no Festival de Cinema de Londres 2019- , o cineasta veterano reafirmou que esses tipos de filmes “não são cinema” e ofereceu uma atualização que transfere a responsabilidade para os cinemas:

Como eu disse antes, não é cinema, é outra coisa. Se você concorda ou não, é outra questão e não devemos ser invadidos por ela. E isso é um grande problema, e precisamos que os donos dos cinemas assumam responsabilidades para permitir que os cinemas exibam filmes narrativos.”

Esse comentário espelha uma declaração que Scorsese fez um dia antes – durante palestra anual promovida pela Academia Britânica de Artes de Cinema e Televisão – onde ele expandiu ainda mais sua comparação entre filmes da Marvel e parques temáticos:

Os cinemas se tornaram parques de diversões. Tudo isso é bom e muito bom, mas não ajuda todo o resto nesse sentido. Isso é bom e muito bom para quem gosta desse tipo de filme e, a propósito, sabendo o que acontece com eles agora, admiro o que eles fazem. Não é o meu tipo de coisa, simplesmente não é. Está criando outro tipo de público que pensa que o cinema é isso.”

Alguns nomes envolvidos com filmes que fazem parte do Universo da Marvel se pronunciaram sobre a opinião de Scorsese anteriormente. Robert Downey Jr, o Homem de Ferro, disse em entrevista ao The Howard Stern Show:

“É a opinião dele. Há muito a ser dito sobre como esses filmes de gênero – e fiquei feliz por fazer parte do ‘problema’, se houver um – deturparam a forma de arte do cinema. Quando você entra como uma fera e elimina a concorrência de maneira tão demonstrativa, é fenomenal.”

Samuel L. Jackson, intérprete de Nick Fury, afirmou (via Variety):

Quero dizer, é como dizer que o Pernalonga não é engraçado. Filmes são filmes. Nem todo mundo gosta das coisas dele também. Todo mundo tem uma opinião, então eu quero dizer que está tudo bem. Não vai impedir ninguém de fazer filmes.

Também em resposta aos controversos comentários do diretor, Karen Gillan, a Nebula, foi categórica (via The Hollywood Reporter):

Eu diria absolutamente que os filmes da Marvel são cinema. Cinema é contar histórias com recursos visuais.”

Finalmente, Scott Derrickson, diretor de “Doutor Estranho”, utilizou o Twitter para abordar o assunto:

“Ninguém deve descartar os filmes que não viu.”

O Universo Cinematográfico da Marvel (MCU) encerrou recentemente sua primeira saga, composta de 23 filmes. Kevin Feige, presidente da Marvel Studios, é responsável por criar um universo compartilhado de heróis nunca antes feito no cinema. Juntando a bilheteria de todos os filmes, o estúdio já arrecadou mais de 22 bilhões de dólares mundialmente. Além disso, “Pantera Negra” foi o primeiro filme de herói indicado na categoria de Melhor Filme do Oscar, e o longa foi premiado com três estatuetas: Melhor Figurino, Melhor Design de Produção e Melhor Trilha Sonora.

Martin Scorsese é um cineasta de renome que dirigiu filmes como “Táxi Driver”, “O Lobo de Wall Street”“Gangues de Nova York”“Touro Indomável” e “Os Infiltrados”, pelo qual ganhou o Oscar de Melhor Direção. Divididas em Roteiro, Direção e Filme, Scorsese conta com doze indicações a prêmios da Academia. Seu próximo filme, “O Irlandês”, que tem nomes como os de Robert De Niro, Al Pacino e Joe Pesci no elenco, terá exibição limitada em cinemas dos EUA, e estreia mundialmente na Netflix em 27 de novembro deste ano.

Saiba Mais: ,

Flávila Santos
@rapadura

Compartilhe

Saiba mais sobre


Notícias Relacionadas