Para promover “360“, Fernando Meirelles deu uma série de entrevistas e comentou sobre como é produzir um filme nos EUA. Para a revista Trip, ele falou sobre a experiência do seu amigo, José Padilha, que está tendo a sua primeira experiência internacional ao dirigir um grande filme de estúdio como Robocop. Ele disse:

“Eu conversei com José Padilha há uma semana por telefone. Ele vai começar a filmar Robocop. Ele está dizendo que é a pior experiência dele. De cada 10 idéias que ele tem, 9 são cortadas. Qualquer coisa que ele quer, ele tem que brigar. ‘Isso aqui é um inferno’, disse ele pra mim. ‘O filme vai ficar bom, mas eu nunca sofri tanto e não quero fazer isso de novo’. Ele está amargurado, mas é um brigador”.

Sobre grandes produções, ele comentou:

“Eu nunca fiz um filme de estúdio americano propriamente dito. Todos os filmes que eu faço, inclusive o ‘360’, são filmes independentes nos quais eu sou co-produtor. Assim, minha relação com os outros produtores passa a ser de parceiro e não de funcionário. Isso muda tudo”, explicou. “Eu recebo convites e roteiros para filmar em estúdios americanos, mas eu nunca quis. A vida é curta demais e o processo deles é muito longo [risos].”

“Robocop” tem em seu elenco Joel Kinnaman (“Protegendo o Inimigo”) no papel de Alex Murphy/Robocop; Gary Oldman (“Batman – O Cavaleiro das Trevas Ressurge”) como cientista criador do policial do futuro; Samuel L. Jackson (do ainda inédito,“Django Livre”) que será uma figura carismática da TV; Abbie Cornish (“Sem Limites”) será a esposa de Murphy; Michael Kenneth Williams (da série “Boardwalk Empire“) será o parceiro de Murphy; Hugh Laurie ( da série “House”) será o dono da Ominicorp; Jackie Earle Haley (“A Hora do Pesadelo”) será um militar responsável pelo treinamento de Murphy; e Jay Baruchel (“Trovão Tropical”) será o diretor de Marketing da Omnicorp. O roteiro foi escrito por Nick Schenk (“Gran Torino”).

A trama se passa em 2029, quando o poderoso conglomerado multinacional Omnicorp decide trazer a tecnologia bélica para o combate do crime nas ruas. O policial Alex Murphy, um bom pai e marido dedicado, luta para manter a cidade de Detroit limpa dos criminosos e da corrupção. Quando é gravemente ferido, Murphy é salvo pela tecnologia robótica da Omnicorp. Ele voltará às ruas com novas habilidades, tendo que enfrentar desafios que vão muito além das capacidades de um homem normal.

O longa deve chegar aos cinemas dos EUA em 9 de agosto de 2013.

Dica de matéria do leitor @matheusmoraes