Cinema com Rapadura

Notícias   domingo, 12 de maio de 2024

Roger Corman, pioneiro do cinema independente, morre aos 98

Corman descobriu grandes nomes do cinema, de Jack Nicholson e Robert De Niro a Francis Ford Coppola e Martin Scorsese.

Roger Corman, pioneiro do cinema independente, morre aos 98>
(Imagem: Getty Images)

Um dos maiores nomes do cinema independente, Roger Corman morreu aos 98 anos. A informação foi confirmada pela família (via Variety).

O império de Corman, que existiu em diversas encarnações, incluindo as produtoras New World Pictures e Concorde/New Horizons, era tão ativo quanto qualquer grande estúdio, e sempre lucrativo. Ele se especializou em filmes de gênero de baixo orçamento e ritmo acelerado – terror, ação, ficção científica e até mesmo alguns filmes familiares – e sua empresa se tornou um campo de treinamento para uma ampla variedade de grandes talentos, de atores como Jack Nicholson  e Robert De Niro a diretores como Francis Ford Coppola e Martin Scorsese.

Disse a família em declaração:

“Seus filmes foram revolucionários e iconoclastas e capturaram o espírito de uma época. Quando questionado sobre como gostaria de ser lembrado, ele disse: ‘Eu era cineasta, só isso’.”

Ao longo de quase meio século, Corman assumiu o controle do mercado de filmes B, que acabou desaparecendo em grande parte na esteira da televisão, e o manteve vivo quase sozinho. Já na casa dos noventa anos, ele seguia produzindo filmes independentes com orçamentos de US$ 5 milhões ou menos e lançando-os para vídeo e televisão.

Roger Corman deixa a esposa, a também produtora Julie, e suas filhas, Catherine e Mary.

Saiba Mais:

Julio Bardini
@juliob09

Compartilhe

Saiba mais sobre


Notícias Relacionadas