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Notícias   terça-feira, 26 de setembro de 2023

WGA aprova novo contrato proposto por estúdios e a greve dos roteiristas em Hollywood está oficialmente encerrada

Roteiristas nos EUA estão autorizados a voltar ao trabalho a partir desta quarta-feira (27).

WGA aprova novo contrato proposto por estúdios e a greve dos roteiristas em Hollywood está oficialmente encerrada>
(Imagem: Getty Images)

Demorou, mas a greve dos roteiristas em Hollywood está oficialmente encerrada após a diretoria do Sindicato dos Roteiristas dos EUA (WGA) em suas filiais na Costa Leste e na Costa Oeste do país aprovarem por unanimidade o novo acordo de 3 anos proposto pela Aliança dos Produtores de Filme e Televisão de Hollywood (AMPTP). Com isso, os roteiristas podem voltar ao trabalho após 148 dias de paralisação (via Variety).

A votação de ratificação do novo acordo será realizada entre os dias 2 e 9 de outubro. O WGA realizará reuniões de membros em ambas as costas dos EUA esta semana para discutir os detalhes do contrato. Dado o apoio entusiástico do comitê de negociação do WGA, espera-se que seja facilmente ratificado. A votação para suspender a ordem de greve seguiu-se a votos unânimes do comitê de negociação do WGA, do conselho do WGA Oeste e do conselho do WGA Leste para enviar o contrato aos membros para ratificação.

O WGA também divulgou o contrato completo de 94 páginas e um resumo dos novos termos. O acordo inclui ganhos em remuneração, uma nova exigência de níveis mínimos de pessoal nas salas de roteiristas de TV, melhorias nas condições de pagamento dos roteiristas e proteções para o uso de inteligência artificial (IA) no processo de escrita.

Em linhas gerais sobre IA:

– A IA não pode escrever ou reescrever material literário, e o material gerado pela IA não será considerado material de origem no âmbito do novo acordo, o que significa que o material gerado pela IA não pode ser usado para minar o crédito ou direitos separados de um escritor;

– Um roteirista pode optar por usar IA ao realizar serviços de redação se a empresa consentir e desde que o redator siga as políticas aplicáveis da empresa, mas a empresa não pode exigir que o roteirista use software de IA (por exemplo, ChatGPT) ao realizar serviços de redação;

– A empresa deve deixar claro ao redator caso algum material fornecido a ele foi gerado por IA ou incorpora material gerado por IA;

– Os estúdios não estão expressamente proibidos de usar a IA para gerar conteúdo. Os roteiristas, no entanto, têm o direito de processar se seu trabalho for usado para treinar a IA;

– Sob os termos do acordo, os estúdios concordaram em se reunir pelo menos duas vezes por ano com o sindicato para discutir planos de uso de IA no desenvolvimento e na produção de filmes.

O roteirista Adam Conover, membro do comitê de negociação do sindicato, disse:

“Essas são proteções essenciais que as empresas disseram, na nossa cara, que NUNCA nos dariam. Mas por causa de nossa solidariedade, porque eles literalmente não podem ganhar um dólar sem nós, eles se curvaram e nos deram o que merecemos. GANHAMOS”.

Sobre as melhorias de pagamentos, o acordo envolve os seguintes termos:

– O Sindicato receberá US$ 233 milhões por ano. A WGA pediu US$ 429 milhões por ano, a contraproposta original da AMPTP foi de US$ 86 milhões;

– Os roteiristas receberão valores que variam entre US$ 9.000 a US$ 16.400 para episódios de TV, e US$ 40.500 para longas-metragens com orçamento superior a US$ 30 milhões;

– Aumentos anuais de salário mínimo de 5% no primeiro ano, seguido por 4% no segundo, e 3,5% no terceiro. Originalmente, a WGA tinha pedido por um reajuste 6/5/5, e a contraoferta da AMPTP foi de 4/3/2.

– Filmes feitos para streaming que tenham orçamento de pelo menos US$ 30 milhões, o pagamento mínimo pela história e roteiro é de US$ 100 mil, um aumento de 18% da taxa atual;

– Os escritores já recebem um residual dos programas feitos para serviços de streaming, mas a WGA queria estabelecer um sistema que recompensasse estes roteiristas se o seu trabalho atraísse grande audiência nas plataformas de streaming. Até então, o pagamento aos roteiristas é feito antecipadamente e eles não recebem a mais caso o programa tenha grande repercussão;

– Pagamentos de residuais internacionais de serviços de streaming baseados em números de assinantes, o que representa um aumento de 76%;

– Para gerar os residuais, um filme ou uma série precisará ser assistido(a) por 20% ou mais dos assinantes do serviço de streaming (nos EUA), nos primeiros 90 dias de lançamento ou nos primeiros 90 dias de qualquer ano posterior em que a produção esteja na plataforma (a partir de 1º de janeiro de 2024). Produções mais antigas, que não foram produzidas especificamente para o streaming (séries exibidas na TV e colocadas em catálogos de diferentes plataformas, por exemplo) não gerarão direito a valores extras.

– Equipes de escrita (roteiristas que trabalham em dupla ou em um grupo maior) passarão a receber direitos, como benefícios de saúde e previdência, de forma individual. Até então, os honorários cobrados pelas duplas ou grupos tinham que ser divididos.

– Acesso aos dados exatos de audiência de streaming compartilhados pelos estúdios sob contrato de sigilo.

Já sobre melhorias de condições de trabalho, o acordo envolve os seguintes termos:

– Antes de uma série de TV receber sinal verde, ao menos 3 roteiristas – incluindo o showrunner – têm 10 semanas de emprego garantidas;

– Aumento das contribuições de saúde e aposentadoria. Os estúdios vão contribuir mais 0,5% para o fundo que garante planos de saúde para os roteiristas no segundo ano do contrato.

Com um projeto aprovado, um rascunho de roteiro para TV resulta em uma quantidade mínima de integrantes para salas de roteiro, baseada na quantidade de episódios do projeto:

– 6 episódios ou menos, exige no mínimo 3 roteiristas;

– Entre 7 e 12 episódios, ao menos 5 roteiristas devem ser contratados;

– Mais que 12 episódios, ao menos 6 roteiristas devem fazer parte da sala de roteiro;

– O acordo abre exceção para programas com roteiristas solo, como a série “The White Lotus”, que foi escrita, em sua totalidade, por uma única pessoa. Porém, o contrato do profissional com o estúdio/streaming deve prever tal status solo desde o início do projeto.

A decisão unânime de encerrar a greve ocorre dois dias após os roteiristas e os estúdios de Hollywood concluírem com sucesso as negociações para um novo acordo de três anos em 24 de setembro. Após uma maratona de negociações, os dois lados conseguiram entrar em acordo sobre os principais pontos de discórdia, incluindo o uso IA generativa no processo criativo, requisitos mínimos de pessoal para salas de redatores e resíduos de streaming.

O contrato tem validade de 3 anos e voltará a ser revisado em 1º de maio de 2026 para os novos termos.

Apesar do acordo dos roteiristas, setores de Hollywood seguem em greve. O Sindicato dos Atores (SAG-AFTRA) segue fazendo piquetes contra a AMPTP na porta dos estúdios, aguardando a sua vez de voltar à mesa de negociações em meio à sua própria greve, que já dura 75 dias.

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Julio Bardini
@juliob09

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