[ENTREVISTA] A Morte do Demônio: A Ascensão | Diretor Lee Cronin comenta o desafio de equilibrar o novo e o clássico na sequência da franquia de terror
Longa chega aos cinemas brasileiros em 20 de abril.
(Imagens: Warner Bros.)
Não é sempre que uma franquia retorna aos cinemas de uma forma atualizada e bem sucedida, mas é exatamente isso que “A Morte do Demônio: A Ascensão” consegue fazer. A franquia de terror iniciada por Sam Raimi chega com seu quarto filme, com uma história que contempla alguns de seus traços clássicos, mas sem deixar de lado a proposta de inovar dentro deste mesmo universo – assista ao trailer acima (legendado).
O desafio do diretor Lee Cronin era grande, dado que “A Morte do Demônio” é uma das franquias mais cultuadas e adoradas desde sua estreia. Ainda assim, ele demonstra tranquilidade ao falar sobre o desenvolvimento e produção do novo filme, em entrevista fornecida ao Cinema Com Rapadura com exclusividade pela Warner.
O trabalho das atrizes Lily Sullivan e Alyssa Sutherland é algo sem precedentes em “A Morte do Demônio”, agregando novas experiências e profundidade a personagens tão diferentes, mas, ao mesmo tempo, tão próximas uma da outra:
Com Lily, ela traz um verdadeiro naturalismo. Ela traz uma coragem interior, que eu realmente gostei nela como artista. Ela realmente conduz tudo com um certo senso de leviandade também. Ela é uma pessoa que você pode dizer que pode cuidar de si mesma, se defender, mas também beber uma dose de uísque e se divertir, o que eu realmente gostei. Alyssa trouxe uma confiança e uma qualidade maternal que surgiram dessa confiança, mas também tinha a capacidade de mudar – vi isso em sua fita de elenco. Eu soube imediatamente que ela tinha que interpretar o grande vilão neste filme, porque ela me assustou em uma fita de teste, o que não é uma coisa fácil de fazer. Quando digo “assustado”, ela realmente me assustou, o que foi bastante surpreendente. Eu acho que para ambas as atrizes, o que foi realmente interessante foi que elas tiveram que interpretar alguns papéis diferentes. Ellie é a mãe que pode ser carinhosa e firme, mas também teve que virar e ser o oposto do que você esperaria que uma mãe fosse; ela continua a brincar com essas ferramentas maternais para tentar pesar sobre os filhos e ter aquela guerra psicológica. Alyssa tem a capacidade de transformar em um segundo, de maternal a arrepiante. Beth teve que deixar de ser alguém que, quando cruza o limiar desta família e daquele mundo, provavelmente fica um pouco menos confiante do que em seu próprio mundo. Na estrada, ela é capaz de assumir um papel de liderança. Lily traz uma vulnerabilidade – ela não apenas pega uma espingarda, engatilha e diz: “Eu sei o que fazer”. Ela tropeça, ela cai, ela erra, ela é humana. Acho que, em última análise, essa é a maior força de Lily, ela é realmente humana. Ela está realmente de castigo. Acho que você pode identificar e torcer por ela em sua jornada.
No filme, Sutherland é mãe de três “pequenos adultos”, por assim dizer: Danny, Bridget e Kassie. Este é um dos principais elementos de sua personagem, Ellie, mas também se destacam como personagens que poderiam muito bem ter vindo do mundo real:
Os três filhos são baseados nos três filhos da minha irmã e em elementos de minhas outras sobrinhas e sobrinhos. Embora a ordem, as idades e o gênero deles sejam um pouco invertidos, há várias personalidades em ação. Eles são definitivamente crianças que vêm de uma casa onde podem se expressar e ter suas próprias personalidades. Acho que eles têm um grande coração, assim como a mãe deles na história. Acho que há um pouco de peso em Danny como o mais velho, que tem um pouco de conexão com a mãe, entendendo a pressão que ela está sofrendo. Aí você tem Bridget, que é esperta. Depois tem Kassie, que é criativa, é capaz de se levantar e falar em uma sala cheia de adultos e, às vezes, ver as verdades onde ninguém mais vê. De novo, acho que há um pedacinho de mim em todos eles também. Mas eu me lembro de ser mais jovem. Você cresce em um mundo cheio de adultos. Às vezes, você consegue observar com mais atenção do que qualquer outra pessoa quando está preso no turbilhão da vida. Kassie é aquela pequena personagem também. Acho que, no geral, ao abordar aquela unidade de cinco, aquela família na história, eu só queria que eles “respirassem de verdade”. Eu sempre sinto que esse é o meu trabalho. Eu quero que eles sejam identificáveis. Não se trata de ser agradável. Gostamos de algumas pessoas, gostamos menos de outras. Mas, eu sempre uso essa frase, “respirando de verdade”. Eles se parecem com pessoas reais, eles se comportam como pessoas reais. Portanto, quando você os colocar contra as forças demoníacas, você sentirá medo por eles.
Algo que os filmes anteriores de “A Morte do Demônio” têm em comum é a ambientação. Todos eles se passam em florestas e bosques afastados de centros urbanos. “A Ascensão“, no entanto, leva a franquia à cidade grande, mas preservando o toque de isolamento que já é tão característico. Segundo Cronin, foi preciso alinhar perfeitamente os detalhes junto ao design de produção:
Quase como quando um ator pede motivação, às vezes preciso encontrar minhas próprias motivações em relação ao meu trabalho. De início, pensei que seria muito interessante tentar tratar estruturalmente esse ambiente como uma história de “cabana na floresta”. Acho que essas coisas que você notou, e estou feliz que você tenha notado, é bem intencional. Mesmo se você olhar, por exemplo, para o quarto das meninas na história, o papel de parede que escolhi é uma floresta. São todas árvores. Mesmo escolhendo as plantas dentro da casa, é algo que eu e o designer de produção, Nick Bassett, conversamos muito. “Como podemos apenas trazer essas pequenas influências do ar livre – o que estamos acostumados nesse tipo de história, no universo de ‘A Morte do Demônio’, como podemos trazer isso de volta?”
É ótimo, porque você não está apenas escolhendo um papel de parede, mas também procurando um motivo para encontrar um ótimo papel de parede com árvores. Ou você está procurando um motivo para criar aquela sensação de fogueira. Foi muito importante para mim ter um motivo para tomar essas decisões, trazer um pouco do ar livre para dentro de casa. Então eu vi dessa forma. Dentro do apartamento — dentro da cabana. O corredor, o elevador, o estacionamento subterrâneo – o universo expandido lá fora. Mas, há um limite para eles também. Existem limites e coisas que os impedem de prosseguir para o próximo lugar. De várias maneiras, existem limites em uma história de ‘A Morte do Demônio’, e isso é parte do que a faz funcionar. Chame do que for.
Há uma parte de mim que se pergunta se este, de certa forma, é um dos filmes mais detalhados, pesados e editados em uma única locação que já existiu [RISOS]. Eu reflito sobre o quanto filmamos e quanto tempo levamos, e digo: “Ei, está tudo ambientado em um apartamento”. Quero dizer, há um pouco mais do que isso. Mas eu queria transformar aquele mundo compacto em um playground sério. É por isso que há muitos detalhes neste filme, muitos closes, muito foco em coisas muito particulares. Por exemplo, eu queria que os cabos do elevador se parecessem com as vinhas da floresta. Eu queria ser capaz de fazer a versão urbana, suponho, e depois jogar o chapéu sempre que pudesse na floresta e ao ar livre quando fosse aplicável.
Algo particularmente perturbador sobre “A Ascensão” é o fato de esta história ter uma mãe que de repente se torna um predador do pior tipo, quase que vinda direto de um pesadelo. No filme, entretanto, isso é excelente, e Cronin entende o elogio por trás do comentário:
Você sabe que a parte mais engraçada de tudo isso – e eu considero isso um elogio maravilhoso e sou grato por isso – é realmente apenas quando reflito sobre isso. Quando estou no meio de tudo isso, penso: “Só quero tornar isso assustador e divertido”. Conheço minhas metáforas, conheço meus personagens. Na verdade, vi o filme recentemente pela primeira vez em seis meses. Primeira vez que assisto em seis meses. Foi uma experiência realmente bizarra. [RISOS] Foi muito, muito bizarro da melhor maneira possível, porque quando você está fazendo um filme como este – um que vai precisar de um pouco de pós-produção – eu me garanto quando se trata de desempenho. Eu me garanto para fazer esses personagens parecerem autênticos e reais. Eu me sinto muito confortável naquele espaço. Mesmo no processo de montagem, tínhamos todas as coisas da família funcionando. Eu estava tipo, “Isso é ótimo, isso está funcionando.” Grande parte de sua energia e tempo enquanto você se dirige para aquele ponto delicado de terminar um filme são muitos dos sinos e assobios – o som, os efeitos visuais. Da última vez que assisti, ainda estava de ressaca por ter lidado com aqueles sinos e assobios. Só desta vez eu realmente vi o verdadeiro poder daquelas cenas iniciais em que você conhece essas pessoas. Além disso, como a energia e o ritmo dessa parte da história são tão envolventes quanto o que vem depois, e realmente tornam o que vem depois, espero, ainda mais forte. Na verdade, fui capaz de assistir de uma maneira estranha, como se não tivesse conseguido. Eu definitivamente gostei.
Apesar do terror, dos sustos e do sangue, “A Morte do Demônio” se tornou algo tão querido por trazer também um elemento de diversão. Por fim, Cronin espera que isso transpareça também em seu filme:
Eu acho que há um público por aí que sempre gosta de sangue coagulado. Existe aquele público que está embutido no mundo. Quero que o público aproveite o passeio emocionante, a montanha-russa e os personagens que estão na tela. Por essas mesmas razões, também as pessoas que às vezes lutam com sangue, que se deixarão levar naquela montanha-russa, por causa dos personagens, das circunstâncias, dos cenários, da história e da jornada. Para mim, eu queria que este filme fosse aterrorizante. Tinha que ser. Mas eu quero que as pessoas se divirtam. Isso é o mais importante para mim.
Eu acho que, por mais sombrio, assustador e intenso que seja o horror, também há uma natureza exagerada distinta. Algumas das coisas que acontecem são quase tão inacreditáveis em termos de como elas acontecem que eu só espero que tudo alimente o fator de entretenimento e, de uma forma estranha, traga leveza suficiente para você continuar agarrado ao passeio emocionante. Quando escrevi o roteiro, a única pressão que senti foi que tinha que ser divertido, porque o que aconteceu antes nos filmes de ‘A Morte do Demônio’ – seja escuro, claro ou não, eles tiveram tons diferentes – são todos passeios de montanha-russa. Isso era o mais importante. Para resumir tudo isso, espero que as pessoas saiam do cinema sem fôlego, tremendo e entretidas.
“A Morte do Demônio: A Ascensão” traz Alyssa Sutherland (da série “Vikings”) e Lily Sullivan (“Jungle”) como protagonistas. A história acompanha as personagens, duas irmãs afastadas, que têm sua reunião interrompida por demônios que começam a caçá-las. A aventura desta vez se passará em uma cidade, e não em uma floresta. Os jovens Morgan Davies, Gabrielle Echols e Nell Fisher completam o elenco.
Robert Tapert, produtor do filme de 1981, retorna ao cargo, enquanto Sam Raimi, criador da franquia, e Bruce Campbell, ator que eternizou o protagonista, Ash, atuam como produtores executivos.
Lee Cronin (“O Bosque Maldito”) roteiriza e dirige, escolhido a dedo pelo veterano para comandar sua franquia. Ambos trabalharam na série do Quibi, “50 States of Fright”.
“A Morte do Demônio: A Ascensão” chega aos cinemas brasileiros em 20 de abril.
Saiba Mais: A Morte do Demônio: A Ascensão, Lee Cronin