Oppenheimer | Christopher Nolan recriou detonação da primeira bomba atômica sem computação gráfica
Longa chega aos cinemas em 21 de julho de 2023.
(Imagens: TotalFilm)
Se não é para impressionar, Christopher Nolan nem sai de casa. Falando à revista TotalFilm, o cineasta revelou que recriou o teste Trinity – o primeiro teste de bombas nucleares da história – sem computação gráfica em seu próximo filme, “Oppenheimer“.
“Acho que recriar o teste Trinity sem usar computação gráfica foi um desafio imenso para se enfrentar. Andrew Jackson – meu supervisor de efeitos especiais, está a bordo desde cedo – estava vendo como poderíamos fazer muitos dos elementos do filme de forma prática, da representação de dinâmica quântica e física quântica ao próprio teste Trinity, a recriar, com a equipe, Los Alamos em um platô no Novo México em um clima extraordinário, muito do que era necessário para o filme.”
Nolan ainda elogiou sua equipe de efeitos especiais, responsável pelos feitos explosivos:
“É uma história de escopo e escala enormes. E um dos projetos mais desafiadores que já enfrentei em termos de escala, e em termos de descobrir o quão ampla é a história de Oppenheimer. Houve desafios de logística grandes, desafios práticos grandes. Mas eu tenho uma equipe extraordinária, e eles realmente se superaram. Vai demorar um pouco até termos terminado. Mas, com certeza, conforme vejo os resultados chegarem, e conforme monto o filme, fico empolgado com o que minha equipe conseguiu fazer.”
Foram divulgadas também novas imagens do filme, com Cillian Murphy no papel de J. Robert Oppenheimer e Robert Downey Jr. como Lewis Strauss, chefe da Comissão de Energia Nuclear dos EUA. Veja abaixo:
Novas imagens de bastidores também foram divulgadas:
O longa contará a história de J. Robert Oppenheimer, o cientista que dirigiu o Projeto Manhattan, o mesmo que levou à invenção da bomba atômica. A trama é baseada na biografia “American Prometheus: The Triumph and Tragedy of J. Robert Oppenheimer”, vencedora do Prêmio Pulitzer em 2006, escrita por Kai Bird e o já falecido Martin J. Sherwin.
O elenco é formado por: Cillian Murphy como Oppenheimer; Emily Blunt como a bióloga e botânica, e esposa de Robert, Katherine Oppenheimer; Matt Damon é Leslie Groves Jr., diretor do Projeto Manhattan; Robert Downey Jr. é Lewis Strauss, um comissário fundador da Comissão de Energia Atômica dos Estados Unidos; Florence Pugh é a psiquiatra Jean Tatlock; Benny Safdie é o físico teórico Edward Teller; Michael Angarano é o físico Robert Serber; e Josh Hartnett é o cientista nuclear americano Ernest Lawrence. Rami Malek, Dane DeHaan, Dylan Arnold, David Krumholtz, David Dastmalchian, Josh Peck, Alden Ehrenreich, Kenneth Branagh, Alex Wolff e Matthew Modine completam o elenco.
Nolan dirige e escreve, produzindo junto a sua parceira Emma Thomas através da Syncopy. Charles Roven, da Atlas Entertainment, também produz, retomando a parceria estabelecida com o cineasta durante a trilogia Batman.
Hoyte van Hoytema é o diretor de fotografia, Jennifer Lame é a editora e Ludwig Göransson é o compositor, todos já tendo trabalhado com Nolan em “Tenet“.
“Oppenheimer” estreia em 21 de julho de 2023, distribuído pela Universal Pictures em todo o mundo.
Saiba Mais: Christopher Nolan, Oppenheimer