Cinema com Rapadura

Notícias   segunda-feira, 03 de outubro de 2022

Estúdio cria “gêmeo digital” de Bruce Willis através de deep fake sem autorização do ator

Ator anunciou recentemente sua aposentadoria após ser diagnosticado com afasia.

Estúdio cria “gêmeo digital” de Bruce Willis através de deep fake sem autorização do ator>
(Imagem: Getty Images)

A era do deep fake gera problemas em todos os cantos, inclusive em Hollywood. O estúdio Deepcake utilizou a tecnologia para criar um “gêmeo digital” de Bruce Willis, usando como base mais de 34 mil imagens do ator. Agora, a Variety revela que isso foi feito sem autorização do astro.

Ao final de setembro, o Telegraph chegou a noticiar que Willis teria vendido sua aparência física à Deepcake para um comercial da empresa de telecomunicações russa MegaFon. Agora, representantes do ator afirmaram que “não há parceria ou acordo existente entre Bruce e a Deepcake”. Um porta-voz do estúdio confirmou, com o adendo de que “os direitos de imagem de Bruce Willis e seu gêmeo digital pertencem a Bruce Willis e apenas a ele”.

A Deepcake é uma plataforma de criação de conteúdo por inteligência artificial que cria “gêmeos digitais” de celebridades utilizando suas aparências físicas, mas não mantém o direito sobre as criações. O porta-voz completou que “a pessoa recebe seu próprio gêmeo digital, que pode substituí-la em qualquer lugar, segundo sua própria decisão”. O estúdio trabalhou com a MegaFon em agosto de 2021 em uma campanha de marketing estrelando Bruce Willis, mas não trabalhou com o ator diretamente e nunca firmou acordo com ele para fazer uso de seu gêmeo digital para nenhum propósito adicional.

“Nossos engenheiros processaram dados compostos por mais de 34 mil imagens de Bruce Willis e fizeram seu ‘gêmeo digital’ para a série de comerciais da MegaFon. Bruce Willis, cujos acordos e contratos bilaterais com a MegaFon permanecem desconhecidos para a Deepcake, gostou do nosso serviço e o descreveu como ‘uma experiência nova e muito interessante’ no release oficial da MegaFon.”

À época, Willis comentou o caso em seu site:

“Gostei da precisão com a qual meu personagem foi criado. O anúncio é um pequeno filme em meu gênero típico de ação e comédia. Para mim, é uma grande oportunidade de voltar no tempo. Com o advento da tecnologia moderna, até estando em outro continente, eu pude me comunicar, trabalhar e participar das gravações. É uma experiência nova e muito interessante, e agradeço toda nossa equipe.”

Para Willis, essa pode ser um forma de continuar ativo. A família do ator anunciou recentemente sua aposentadoria após o diagnóstico de afasia, um distúrbio de linguagem causado por danos cerebrais que afeta as habilidades cognitivas da pessoa e sua capacidade de se comunicar.

> Ouça o RapaduraCast 712 – O Melhor Filme do… Bruce Willis

Saiba Mais:

Julio Bardini
@juliob09

Compartilhe

Saiba mais sobre


Notícias Relacionadas