Estúdio cria “gêmeo digital” de Bruce Willis através de deep fake sem autorização do ator
Ator anunciou recentemente sua aposentadoria após ser diagnosticado com afasia.
(Imagem: Getty Images)
A era do deep fake gera problemas em todos os cantos, inclusive em Hollywood. O estúdio Deepcake utilizou a tecnologia para criar um “gêmeo digital” de Bruce Willis, usando como base mais de 34 mil imagens do ator. Agora, a Variety revela que isso foi feito sem autorização do astro.
Ao final de setembro, o Telegraph chegou a noticiar que Willis teria vendido sua aparência física à Deepcake para um comercial da empresa de telecomunicações russa MegaFon. Agora, representantes do ator afirmaram que “não há parceria ou acordo existente entre Bruce e a Deepcake”. Um porta-voz do estúdio confirmou, com o adendo de que “os direitos de imagem de Bruce Willis e seu gêmeo digital pertencem a Bruce Willis e apenas a ele”.
A Deepcake é uma plataforma de criação de conteúdo por inteligência artificial que cria “gêmeos digitais” de celebridades utilizando suas aparências físicas, mas não mantém o direito sobre as criações. O porta-voz completou que “a pessoa recebe seu próprio gêmeo digital, que pode substituí-la em qualquer lugar, segundo sua própria decisão”. O estúdio trabalhou com a MegaFon em agosto de 2021 em uma campanha de marketing estrelando Bruce Willis, mas não trabalhou com o ator diretamente e nunca firmou acordo com ele para fazer uso de seu gêmeo digital para nenhum propósito adicional.
“Nossos engenheiros processaram dados compostos por mais de 34 mil imagens de Bruce Willis e fizeram seu ‘gêmeo digital’ para a série de comerciais da MegaFon. Bruce Willis, cujos acordos e contratos bilaterais com a MegaFon permanecem desconhecidos para a Deepcake, gostou do nosso serviço e o descreveu como ‘uma experiência nova e muito interessante’ no release oficial da MegaFon.”
À época, Willis comentou o caso em seu site:
“Gostei da precisão com a qual meu personagem foi criado. O anúncio é um pequeno filme em meu gênero típico de ação e comédia. Para mim, é uma grande oportunidade de voltar no tempo. Com o advento da tecnologia moderna, até estando em outro continente, eu pude me comunicar, trabalhar e participar das gravações. É uma experiência nova e muito interessante, e agradeço toda nossa equipe.”
Para Willis, essa pode ser um forma de continuar ativo. A família do ator anunciou recentemente sua aposentadoria após o diagnóstico de afasia, um distúrbio de linguagem causado por danos cerebrais que afeta as habilidades cognitivas da pessoa e sua capacidade de se comunicar.
> Ouça o RapaduraCast 712 – O Melhor Filme do… Bruce Willis
Saiba Mais: Bruce Willis